Estreia ‘Verdade ou Desafio’

Estudantes começam a jogar e depois se sentem assombrados por uma presença sobrenatural

A Blumhouse Productions bate na angústia e na brutalidade de amizades adolescentes em ‘Verdade ou Desafio’, o mais recente ‘frio‘ do ‘esquentado‘ estúdio de terror que passou o ano passado triunfando nas bilheterias (e até mesmo no Oscar) com os filmes ‘Corra!‘, ‘Fragmentado ‘ e ‘A Morte te Dá Parabéns‘. ‘Verdade ou Desafio’ não está no nível desses títulos, embora seja claramente intencional o desejo de continuar com o terror mais leve e suave de ‘A Morte t e Dá Parabéns‘ (infelizmente sem a sagacidade e a criatividade afiadas do primeiro). Dito isso, mas o longa tem a sua própria marca de ‘piadas‘ para entregar, mesmo que às vezes você se pergunte se está rindo do filme ou com ele.
Lucy Hale estrela como Olivia, a ‘inocente‘ de seu grupo de amigos, que planeja passar suas férias de primavera construindo casas com uma organização humanitária (e evangelizando sobre isso em seu canal no YouTube), até que seus festeiros amigos a lembram que é a última primavera juntos e a levam para uma viagem movida à tequila para o México. A líder do grupo é Markie (Violett Beane), melhor amiga de Olivia, que está de luto pela perda de seu pai e tem um bom coração, apesar do fato de que ela está constantemente traindo seu namorado, Lucas (Tyler Poesy). Se isso não é crise suficiente em uma frase para você, também é dolorosamente óbvio que Lucas e Olivia têm sentimentos um pelo outro, um fato que voa sob o nariz facilmente distraído de Markie, mas é claro para todos os outros.
O resto do elenco é razoavelmente unidimensional, mas eles preenchem alguns trechos icônicos. O destaque é Brad Chang (Hayden Szeto), filho de um policial durão que não consegue ter coragem para dizer a seu pai que é gay, apesar de se ‘soltar’ no campus. Também há o casal sorridente, a festeira Penelope (Sophia Taylor Ali) e seu namorado Tyson (Nolan Gerard Funk), um cara presunçoso de uma longa linhagem de médicos. Finalmente, há Ronnie (Sam Lerner), superbabaca que está sempre se convidando onde ele não é desejado.
Durante sua última noite de festas ​​no México, os amigos são atraídos para uma igreja decrépita pelo obviamente desleixado Carter (Landon Liboiron), onde eles jogam uma inofensiva rodada de ‘verdade ou desafio’. Exceto que não é inofensivo. E não só porque Tyson é um completo idiota sobre isso, jogando Olivia ‘sob o ônibus’ a primeira chance que ele recebe. Claro, há os pedidos de lap dance e beijo entre meninas, mas quando Carter escolhe a verdade, revela que os trouxe para lá porque está confortável assistindo estranhos morrerem, desde que isso signifique que ele viva e acabe com eles. Não antes de dizer a Olivia que o jogo é real, e se querem viver, eles têm que jogar. Com certeza, quando eles voltam para casa, o jogo os segue, enviando mensagens de qualquer maneira, seja escrito literalmente na parede ou enxames de pessoas deformadas e sorridentes: ‘Verdade ou Desafio?’. Não demora muito para os corpos começarem a cair quando as pessoas deixam de seguir as coisas horríveis que eles pedem para fazer ou dizer.
O conceito se baseia fortemente em outros sucessos de terror. A única maneira de salvar a si mesmo é transmitir a maldição, igual a ‘O Chamado‘ e ‘Corrente do Mal‘, e a morte chega para eles na ordem em que jogaram o jogo, bem parecido com ‘Premonição‘. No entanto, você não encontrará nenhuma morte digna de ‘Premonição‘ aqui. Para cada pedaço de horror, há o dobro de novela adolescente. Com um elenco principal formado por atores de algumas das séries mais populares da TV, ‘Verdade ou Desafio’ toca como um thriller adjacente que emprega o melodrama no lugar da violência para atormentar seus personagens.
Claro, existem alguns desafios, mas mesmo esses trechos dependem em infligir dano emocional ao lado da ameaça de violência, atacando as fraquezas específicas dos personagens. Mas o verdadeiro frescor está nas verdades – o demônio brincando com essas crianças, vive para o drama e usa todas as verdades para cavar seus segredos e arrependimentos atrás do dano máximo. Você pode praticamente imaginá-lo enfiando as unhas e gargalhando alegremente enquanto encena uma novela ensanguentada para seu próprio divertimento. Em última análise, ‘Verdade ou Desafio’ é sobre o perigo de guardar segredos, contada através da perspectiva de duas melhores amigas tentando manter seu relacionamento, apesar de mudar de vida, e sim, um demônio estranhamente mal-intencionado.
Isso faz com que um filme que quase nunca é assustador, algo que certamente irá incomodar certos espectadores. No lugar de sustos, você recebe uma deliciosa e vertiginosa avalanche de ‘bombas da verdade’ e traições que cria uma novela sobrenatural. O diretor Jeff Wadlow luta com o tom às vezes, mas ele emprega um bom senso de tempo e sabe claramente que tipo de filme está fazendo, permitindo que o público se divirta com ele.
‘Verdade ou Desafio’ não será o melhor filme de terror que verá este ano, nem é o melhor que você pode ver agora, mas tem bastante drama e a inclinação paranormal oferece emoção o suficiente para manter você ligado, durante todo o longa.