Escola Estadual Dom José de Camargo Barros celebrou 70 anos segunda-feira

Foto Antiga da Entrada principal da Escola Estadual ‘Dom José de Camargo Barros’ de 1998
Foto Antiga da Entrada principal da Escola Estadual ‘Dom José de Camargo Barros’ de 1998

Considerada uma das maiores instituições de ensino da cidade

Há 70 anos foi fundado o primeiro Ginásio Estadual de Indaiatuba: a Escola ‘Dom José de Camargo Barros’. Carinhosamente chamado de ‘Dom José’, o colégio – inicialmente denominado ‘Ginásio Estadual de Indaiatuba’ – foi criado por ato do governador Adhemar de Barros em 2 de janeiro de 1950, sendo inaugurado em 8 de junho daquele ano, e contando com aproximadamente 60 alunos e 15 professores.
Seu nome foi dado em homenagem ao indaiatubano José de Camargo Barros, cujo busto encontra-se na Praça Leonor de Barros Camargo. Em 1894 foi sagrado como primeiro bispo de Curitiba, tornando-se bispo de São Paulo em 1903. Faleceu em 1906, com 48 anos, em trágico naufrágio. Devido à memória afetiva dos indaiatubanos para com ele, que a cidade lhe rendeu essa homenagem. Pela escola passaram diversas gerações de pessoas que viveram em Indaiatuba, às quais sempre tiveram destaques em atividades internas e externas.
Atualmente o colégio recebe alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sendo considerada uma das maiores Instituições de Ensino do Município de Indaiatuba.

Fotos: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Foto Antiga da Turma da 1ª Série D do Ensino Médio de 1964
Foto Antiga da Turma da 1ª Série D do Ensino Médio de 1964

 

02 - Foto 2 Dom José - Foto Fundação Pró-Memória