Entrevista com o Secretário de Esportes Marquinhos

04 - Live - Screenshot_3

Aconteceu na quarta-feira (17) a 8ª Live da TV Exemplo® no Facebook

Na quarta-feira (17), aconteceu a oitava Live do Jornal Exemplo®. Como convidado, o Secretário de Esportes de Indaiatuba Marquinhos, participou do Bate-papo com Aluísio William, Presidente do Grupo AWR®. O secretário respondeu perguntas dos espectadores da transmissão ao vivo na página do Jornal Exemplo® no Facebook. Comentou sobre sua Gestão como secretário de Esportes, a retomada das modalidades esportivas de Indaiatuba e futuros projetos do setor esportivo para a cidade.

1ª: Qual o segredo da sua Gestão que revolucionou o Esporte de Indaiatuba?
R: A importância de um sucesso é a Gestão de pessoas, uma Gestão compartilhada, é uma coisa que o Prefeito Gaspar pede muito para nós secretários, ouvirmos nossos funcionários, trocar ideias, sozinho ninguém chega a lugar nenhum. O sucesso do Esporte é o sucesso de uma Gestão em Equipe, onde os funcionários possam entrar na sua sala, discutir projetos e mostrar que juntos somos mais fortes.

2ª: Você não era candidato nas últimas Eleições Municipais e não tinha promessa alguma de cargo, como surgiu o convite para ser secretário de Esportes?
R: O Prefeito Gaspar quando era pré-candidato, fez-me um convite para apoiar a campanha dele e nada em contrapartida. O intuito era ajudar a campanha, sempre apoiei o Reinaldo Nogueira e hoje com o Gaspar, foi uma surpresa grata, muito boa, acho que ele viu que eu era uma liderança do Esporte, viu que tinha potencial e capacidade de assumir esse grande cargo importante para a nossa cidade.

3ª: O Esporte continua fazendo a diferença na Administração de Indaiatuba e da Região Metropolitana de Campinas, o que não fez e gostaria de ter feito faltando 6 meses para terminar esse mandato do Nilson Gaspar?
R: Muito trabalho, dedicação e muita entrega. Precisamos do apoio da equipe, tenho grandes profissionais capacitados dentro da Secretaria, o sucesso dos Jogos Regionais, fomos bicampeões, o primeiro ano como gestor fomos campeões no quadro de medalhas, no segundo de medalhas e pontuação e ano passado fomos bicampeões. Quando cheguei como secretário, tínhamos alguns Departamentos consolidados, precisávamos fazer algo diferenciado na Secretaria, que era o Departamento de Lazer. Tudo que poderia fazer e mais o que pode vir pela frente, sempre falo que o futuro a Deus pertence, e esse futuro que se Deus quiser em uma próxima Gestão do Prefeito Gaspar, são projetos que temos que guardar em segredo, porque são muitas coisas boas que não podemos precipitar, tudo envolve orçamento. Esse ano com a pandemia, vamos ter um problema sério com arrecadações. Mas pode ter certeza que têm muitas coisas boas para acontecer no futuro do nosso Esporte.

4ª: Há uma data para reabertura da pista de skate?
R: Tudo vai ser gradativamente, não vamos tomar decisões precipitadas, que a gente não tenha conhecimento da Secretaria da Saúde, estamos sempre alinhados e tenho conversado muito com o Prefeito Gaspar de como vai ser a retomada, então estamos agindo com cautela. Com certeza as pessoas que estão na linha de frente das modalidades radicais, vão ser informadas e ninguém será pego de surpresa.

5ª: Nas Eleições deste ano, estará concorrendo a algum cargo? Surgiram convites?
R: Não sou pré-candidato a nada, fiz um acordo com o Prefeito Gaspar quando assumi o cargo de secretário que não estaria saindo candidato e também foi uma palavra que dei aos meus amigos vereadores em nome do Presidente da Câmara Municipal Hélio Ribeiro. O Esporte tem apoio e aprovação dos projetos, a questão financeira, mas não tenho pretensões políticas ainda mais esse ano.

6ª: Qual o panorama atual da parte esportiva na cidade de Indaiatuba e como funcionará a retomada das modalidades esportivas pós-pandemia?
R: Tenho conversado diariamente com o Prefeito Gaspar sobre este assunto. Foi feito um Plano de Governo a pedido do Gaspar para pós-pandemia e posso dizer que Indaiatuba é uma cidade preparada para que isso aconteça. Não podemos ir contra o Governo do Estado, nós temos situações prontas para que quando recebermos o sinal verde, vamos sair na frente de muitas cidades da nossa Região Metropolitana.

04 - Live - Screenshot_2

7ª: Segundo o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, a Região Metropolitana de Campinas está presente na Fase 2 (Laranja) do Plano de Flexibilização Gradual da Atividade Econômica. A liberação de academias e atividades esportivas se dá na Fase 4 (Verde), pelo baixo número de mortes e casos confirmados em Indaiatuba, podemos ter uma flexibilização maior nas academias, clubes e campeonatos internos? Lembrando que a Federação Paulista de Futebol já autorizou os clubes de futebol a voltarem às suas atividades.
R: Tenho recebido todos os dias essa pergunta, essa flexibilização pode acontecer, mas não podemos tomar medidas na contramão da Secretaria da Saúde, a todo momento vou estar sempre com a Vigilância Sanitária para tomar a decisão correta, e sábia, porém tenho que estar respaldado pela Secretaria da Saúde. Temos que ter toda cautela neste momento.

8ª: Em relação aos Esportes em Indaiatuba, mais precisamente sobre o futebol de campo, o que tem a dizer aos clubes? Como está sendo a manutenção das praças esportivas?
R: Com a parada devido à pandemia, a Secretaria de Esportes não parou, se fosse voltar hoje, teríamos os melhores campos da região e também as melhores quadras poliesportivas, estão prontas para atender todas as modalidades da nossa cidade. Foi um pedido do Prefeito Gaspar para que não parássemos nesse período de pandemia, os espaços públicos estão prontos para atender a população.

9ª: Você está com um projeto para executar o Museu do Esporte aqui em Indaiatuba. É verdade?
R: Converso muito com o Gaspar e temos sim o desejo, só que é necessário ter muita informação, não queremos apenas fazer um museu, queremos fazer o Museu do Esporte e buscar informação de grandes atletas que Indaiatuba já teve, prestigiar o nosso município e buscar a história da cidade com pessoas que têm conhecimento da área para atender todos os atletas que passaram, não só do futebol, sabemos que têm grandes atletas do BMX, do ciclismo, modalidades que despertaram o interesse das pessoas pela prática do Esporte.

10ª: Durante a pandemia, o uso da tecnologia foi implementado em diversos setores. No setor esportivo, quais medidas foram tomadas para garantir a saúde e a atividade esportiva da população durante esse período?
R: Na questão da tecnologia, usamos através das aulas online, foi criado uma plataforma tanto para as crianças do Projeto Esporte Cidadão fazerem aulas em casa e também as pessoas do Lazer já têm uma plataforma criada pelos professores para levar atendimento ao público.