Em março de 2023, São Paulo terá Fórmula E

A categoria puramente elétrica desembarca pela primeira vez no Brasil

O Brasil finalmente receberá uma etapa da Fórmula E, a competição de carros puramente elétricos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a partir de 2023. A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), firmou um acordo para trazer a categoria por cinco anos, renováveis por mais cinco temporadas.

A prova está confirmada oficialmente e agendada para o dia 25 de março em um circuito que utilizará parte do Sambódromo do Anhembi e, também, o aeroporto do Campo de Marte em São Paulo – Capital.

“Mal podemos esperar por esta corrida na cidade de São Paulo, um local vibrante, graças ao apoio e à visão da Prefeitura e da Câmara Municipal. Juntos, vamos trazer um ‘carnaval elétrico da velocidade’ a São Paulo, onde poderemos mostrar o máximo do automobilismo elétrico e da inovação – o nosso carro Gen3 – pelas ruas da cidade e especialmente no famoso Sambódromo para os apaixonados torcedores brasileiros. Correr em uma das cidades mais populosas do mundo com uma herança e uma cultura tão ricas em termos de esporte a motor irá destacar o quanto São Paulo está apoiando a mudança por meio do encorajamento da adoção de veículos elétricos em benefício da saúde das pessoas e também do meio-ambiente.”, declarou Alberto Longo, co-fundador e Chief Championship Officer of Formula E.

As informações iniciais davam conta de um traçado a ser montado no Parque do Ibirapuera. Mas a ideia logo foi descartada em um função das vantagens de uma corrida no Anhembi: arquibancada, banheiros e infraestrutura para esse tipo de evento. Vale a pena lembrar que a Fórmula Indy fez provas no mesmo local entre 2010 e 2013.

Dezenas de milhares de apaixonados fãs de automobilismo são esperados no circuito para a corrida no dia 25 de março do próximo ano no Sambódromo do Anhembi, a casa do carnaval paulistano. Os ingressos já estão à venda pelo site www.fiaformulae.com/saopaulo.

Gen3
A temporada 2023 é aguardada com grande expectativa por conta da estreia da era Gen3, a nova geração de carros da categoria.

Entre as equipes competindo no campeonato mundial ABB FIA Formula E World Champinship estão Maserati MSG Racing e NEOM McLaren Formula E, que farão sua temporada de estreia na categoria e correrão contra equipes já estabelecidas como Jaguar TCS Racing e TAG Heuer Porsche Formula E Team, entre outras. Os dois representantes brasileiros da primeira categoria elétrica do automobilismo mundial, Lucas di Grassi (Mahindra Racing) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333) também estiveram na apresentação da prova nessa semana em São Paulo (foto).

Foto: Kleber Marques/Netza/Divulgação