Eis uma senhora perua

Mercedes C300 Estate é opção para quem busca espaço

texto: Por José Antonio Leme/agência estado | fotos: divulgação

Há um ditado popular que diz que “em terra de cego, que tem um olho é rei”. A versão moderna poderia ser “em terra de utilitário-esportivo, quem tem uma perua chama muita atenção”. Os olhares de admiração para a Mercedes-Benz C300 Estate só provam que, por causa do avanço dos utilitários-esportivos, esse tipo de carro é cada vez mais raro no Brasil.
Os R$ 273.900 são praticamente o mesmo preço do ‘irmão’ GLC 250 (R$ 270.900), que é do segmento ‘da moda’.
De série, a perua alemã traz sete airbags, sensores de obstáculos na frente e atrás, controles de tração e estabilidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, faróis de LED, assistente de estacionamento e teto solar, entre outros itens.
O motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv casa muito bem com o câmbio automático de nove marchas. O conjunto trabalha de modo suave e, como o torque de 37,7 mkgf fica disponível já às 1.500 rpm, o carro está sempre pronto para acelerar.
Há quatro modos de condução: econômico, confortável e esportivo (dois níveis), que mudam as respostas de direção, acelerador e câmbio. Dá também para personalizar essas funções separadamente
No Sport+, o controle de estabilidade fica mais permissivo para quem quiser abusar da tração traseira depois de deixar as crianças na escola. Em estradas sinuosas, a suspensão bem ajustada contribui para evitar que a carroceria role muito em curvas e garante conforto aos ocupantes.
O acabamento é ótimo e o requinte está em cada detalhe. O painel é repleto de botões, ainda que discretos. A central multimídia lembra um tablet ‘pendurado’ no painel, mas seu uso é bastante intuitivo.

O novo Classe C Estate oferece uma capacidade de carga que vai dos 490 aos 1.510 litros

Há bom espaço para quatro adultos. O túnel central é alto, o que reduz a área para um eventual quinto ocupante.
O porta-malas de 490 litros pode ser ampliado para 1.510 l, basta rebater os bancos de trás (o acionamento é elétrico).
Um ponto negativo do carro avaliado era o estepe convencional. Como não cabia no nicho destinado ao pneu de uso temporário, ‘roubava’ espaço no compartimento de carga.

 

PRÓS E CONTRAS

PRÓS – Dirigibilidade

Comportamento da perua em curvas é exemplar. Bom acerto da suspensão evita que a carroceria role muito.

CONTRAS – Preço

Pacote de série é amplo, mas tabela é ‘salgada’ e próxima à do GLC, que está mais ‘na moda’ por ser um utilitário.