Diversão garantida, Requebrar faz bem e deixa os músculos nota 10

Ainda dá tempo de aprender a sambar e mostrar todo seu gingado

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Marcelo Teixeira/Divulgação

Em duas semanas, estaremos em pleno sábado de carnaval. Blocos pelas ruas, escolas de samba desfilando na Marquês de Sapucaí e muitos foliões mostrando que têm samba no pé. Para quem sonha em arrasar no ritmo, uma boa notícia: ainda dá tempo de aprender o paticumbum.
“Há pessoas que aprendem bem rápido. Em dez minutos, já estão sambando. Outras levam um pouco mais de tempo. Recomendo sempre que sejam feitas, pelo menos, dez aulas” – diz Carla Campos, profissional de Educação Física e professora do Studio Samba Fit, que ainda brinca: – se a pessoa não aprender a sambar comigo, eu mudo de nome.
Além de ser uma atividade aeróbica que ajuda a melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, o samba também fortalece os músculos dos membros inferiores e contribui para aumentar a autoestima dos praticantes.
“Ele transforma as mulheres. As mulheres entram de um jeito e saem da aula se sentindo mais bonitas e muito mais confiantes. O samba trabalha o corpo de uma maneira geral. As coxas, a barriga e ajuda a emagrecer. O ritmo traz alegria, o que ajuda a curar quadros de depressão” – acrescenta Carla.
O maior desafio para quem quer curtir o carnaval de 2018 com um bonito samba no pé é vencer a timidez. Por isso, é preciso relaxar e colocar o corpo para requebrar.
“Este é um exercício que trabalha a coordenação motora. A dica é soltar o quadril e encontrar o seu próprio gingado – aconselha Magno Pontes, professor de samba da academia Velox Fitness”.