Disposição até o fim do bloco

Cuidados com a alimentação no Carnaval garantem saúde e energia

texto: Camilla Muniz | foto: divulgação
texto: Camilla Muniz | foto: divulgação

Já é carnaval, sim, senhor! Oficialmente, a festa de Momo só começa daqui a uma semana, mas os blocos já estão na rua para aquecer os foliões. Seguir o trio elétrico exige, além de muito fôlego, cuidados com a alimentação para garantir energia até a última marchinha. Segundo a endocrinologista Dhianah Santini, o mais importante a fazer é investir na hidratação e não pular refeições: “o principal erro que as pessoas cometem é beber demais e esquecer de comer. Isso pode causar hipoglicemia (queda dos níveis de glicose no sangue) e levar a desmaios”, diz a especialista, professora da Universidade Estácio de Sá e gerente de pesquisa clínica da Amil Clinical Research.
Antes de cair na folia, o endocrinologista Carlos Henrique Morais, da Clínica ArtSculp, recomenda fazer uma refeição leve, baseada em proteí-
nas e carboidratos, que têm digestão mais fácil do que a das gorduras. Durante o bloco, o ideal é comer lanches levados de casa – e evitar quitutes pesados vendidos em barraquinhas, que oferecem risco de contaminação e podem provocar quadros de infecção gastrointestinal.
“Como o consumo de álcool é inevitável, a dica é alternar um copo da bebida com um de água, para evitar a desidratação e amenizar uma possível ressaca no dia seguinte”, orienta o
médico.
Água de coco e isotônicos também ajudam a manter o organismo hidratado, pois, além da água, repõem os sais minerais perdidos no suor.

cardápio

Refrigerantes, não: Sucos industrializados e refrigerantes não substituem a água, por serem ricos em açúcar e corantes. Além disso, a bebida gasosa tem excesso de sódio, o que exige uma ingestão ainda maior de água para equilibrar os níveis de sais minerais no organismo.
Evite gordura: Consumir comidas gordurosas durante a folia pode causar enjoos e vômitos, devido à digestão mais difícil associada ao esforço físico e à exposição ao calor.
Coma proteína: Ao chegar em casa, faça refeição equilibrada para repor a energia gasta. O prato deve ter proteína (carne, peixe ou frango), salada de legumes, verduras e carboidratos (batata cozida, baroa, aipim ou
inhame).
Maçã desintoxica: Em caso de ressaca, consuma maçã ou suco da fruta. Ela ajuda a desintoxicar o organismo.

18---Dieta-Carnaval