Dieta à base de sucos para pessoas com diabetes

Casca do maracujá acelera a absorção do açúcar do organismo foto: divulgação
Casca do maracujá acelera a absorção do açúcar do organismo
foto: divulgação

Além de evitar alimentos com muito açúcar, que aumentam o índice glicêmico, pessoas que têm diabetes podem levar uma vida mais saudável fazendo receitas simples, que ajudam a diminuir a taxa de glicose. No Dia Mundial do Diabetes, a nutricionista Ana Gonçalves, que é coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou alguns sucos de fruta, que podem ser tomados no intervalo das grandes refeições – já que o diabético precisa se alimentar a cada três horas.
“O famoso suco verde é uma ótima opção, se for batido com frutas com baixo índice glicêmico, como a maçã e a pera. O suco também é aconselhável por causa da couve, que tem grande quantidade de fibras”, recomenda a nutricionista: “melhor ainda é acrescentar gengibre, que reduz a glicemia do corpo”.
Quem pensa que o suco de maracujá só serve para acalmar os mais nervosinhos está enganado. Segundo a nutricionista, a fruta pode ser uma grande aliada das pessoas com diabetes. “O ideal é bater, no liquidificador, a polpa e a casca, que ajudam a absorver rapidamente o açúcar do organismo”, diz Ana. Para cada duas polpas da fruta, o ideal é usar pelo menos meia casca de maracujá.
Fruta da estação e, portanto, com preço mais baixo, a romã também pode ser usada pelos diabéticos para manter o baixo índice glicêmico. A fruta é também aconselhável para evitar o câncer, já que é antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres do corpo.
“Abra duas romãs, pegue a polpa com a colher e coloque no liquidificador, com 300 ml de água. Acrescente cubos de gelo”, ensina a nutricionista.
Outras frutas, como ameixa, cereja e damasco seco, têm baixo índice de glicemia e devem fazer parte da dieta de diabéticos. Contudo, alguns alimentos são inimigos dos que têm a doença.
“A melancia é péssima para o diabético, pois contém muito açúcar e é rapidamente absorvida”, alerta.