DIALOGANDO SOBRE: importância do desenvolvimento infantil psicomotor para a aprendizagem

MARIA LUCIA SANTOS DE MELO
Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

Apsicomotricidade no desenvolvimento da primeira infância, nos mostra que existe uma interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores.
Por meio da psicomotricidade é possível motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior.
Brincar com as crianças, é uma excelente maneira para que elas possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção. Ainda dentro da brincadeira podemos ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal.
Na primeira infância, os desenvolvimentos motor e intelectual estão interligados, por isso devemos estimular a criança como um todo, o desenho infantil é um deles, muito irá contribuir para o desenvolvimento e consequentemente na construção de sua linguagem e aprendizagem.
O desenho é uma atividade espontânea, e para isso devemos respeitar e dar importância para a criação das crianças. Os desenhos estimulam a psicomotricidade fina, a aprendizagem, a confiança em si mesma, ainda pode exteriorizar suas emoções, facilita a comunicação com os demais e consigo mesma, estimula a criatividade, a formação de sua personalidade e, a maturidade psicológica.
A psicomotricidade permite a comunicação entre a ação, a conscientização do corpo e da mente, ela está associada à afetividade e à personalidade, isso porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.