DIALOGANDO SOBRE: A falta de comunicação nos relacionamentos

liliane Guedes B. Balan
Psicóloga Clínica e
Orientadora Profissional

Geralmente a grande dificuldade nos relacionamentos amorosos é a comunicação. Muitos casais falam sobre política, futebol, trabalho, amigos, mas não sobre sua relação, o que faz com que os problemas cresçam em uma proporção que às vezes se tornam irreparáveis, e é exatamente por isso que muitos se divorciam.
São inúmeros os fatores que impedem a comunicação: o medo de como o(a) parceiro(a) irá reagir, as diferenças de gênero, de criação, de personalidade, entre outros. Sobretudo, quero me ater aqui ao que tenho me deparado com mais frequência no consultório: a expectativa de que o(a) parceiro(a) poderá adivinhar o que se sente ou pensa.
Seria excepcional se o outro pudesse entrar em nossa mente e a partir disso nos entender e agir como gostaríamos. Mas o fato é que isto é impossível! Se quiser fazer seu relacionamento dar certo, converse com seu/sua parceiro(a). Fale sobre o que gosta, e o que gostaria, explique o que te incomoda, e resolva os problemas assim que eles acontecerem. Não é interessante guardar ressentimentos e criar as famosas ‘bolas de neve’. Tenha sempre em mente que você é um ser humano único, portanto, ninguém jamais conseguirá te entender e interpretar por completo, mas o diálogo facilitará muito as coisas.
Se você não consegue superar a barreira da comunicação ou se a relação já está abalada, talvez seja o momento de procurar ajuda profissional. Pense nisso!