Curso de Medicina da UniMAX traz a geneticista Mayana Zatz

Bate-papo faz parte do programa “Fronteiras na Saúde” e acontece no dia 04 de setembro

O programa ‘Fronteiras na Saúde’ promovido pelo curso de Medicina da UniMAX – (Centro Universitário Max Planck) traz para Indaiatuba a geneticista Mayana Zatz. O tema será ‘O Futuro da Medicina’ e abordará avanços genômicos, medicina personalizada, edição de genes, células-tronco, bioengenharia, entre outros. O Bate-papo acontece na quarta-feira, dia 4 de setembro, às 18h, no Auditório, que fica na Avenida 9 de Dezembro, 460 – Jardim Pedroso. O evento é gratuito e aberto a alunos, Profissionais da Saúde e comunidade em geral. Para participar, é necessário realizar a inscrição por este link. Dra. Mayana Zatz possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia. Atualmente, a palestrante é professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). É coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e presidente- fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim). Em seu currículo, Mayana Zatz acumula vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico do Governo Federal e do Governo de São Paulo. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência (2001), Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais (2011).

Sobre o programa “Fronteiras na Saúde”
Periodicamente, o curso de Medicina do Centro Universitário Max Planck traz para Indaiatuba, um palestrante de destaque na área da Saúde para contribuir com o conhecimento dos estudantes e também de toda a comunidade. Recentemente, o programa ganhou um reforço a partir da criação do conselho consultivo formado pelos Doutores Paulo Chapchap, Silvano Raia e Giovanni Guido Cerri, todos do corpo médico do Hospital Sírio-Libanês, e do Prof. Dr. Robson Capasso da Universidade de Stanford, que irão ministrar conferências de temas específicos em suas áreas de atuação.

O lançamento do “Fronteiras na Saúde” contou com a contribuição do Dr. Silvano Raia, primeiro médico a realizar um transplante de fígado na América Latina e o primeiro no mundo a realizar o procedimento em inter vivos. O tema de sua palestra foi “Progresso Científico, Ética e Prática Médica: o Médico ao longo da história da Medicina”.
Também enriqueceu o programa com seu conhecimento, o Dr. Wallace Chamon, professor associado e de pós-graduação na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e professor adjunto da Universidade de Illinois em Chicago (UIC). Na ocasião, ele abordou o tema “Passado e Futuro da Medicina: Natureza, Arte e Ciência”.

Vestibular de Medicina 2020
As inscrições para o Vestibular de Medicina 2020 UniMAX estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo site https://www.vunesp.com.br/ até dia 11 de setembro. A organização, inscrição, aplicação e correção das provas da 1ª fase do processo seletivo serão realizadas pela VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filho).

Em 2020, a UniMAX oferece 80 vagas para o período integral, com duração de 12 semestres. A 1ª etapa, contendo provas objetiva, discursiva e redação, acontece no dia 28 de setembro, das 14h às 19h. O edital completo poderá ser acessado pelo site da VUNESP ou da UniMAX –www.faculdademax.edu.br.
Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)