Cumplicidade que supera a dor câncer de mama

O tumor responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano

Flavia Flores: modelo que teve câncer faz sucesso nas redes sociais
Flavia Flores: modelo que teve câncer faz sucesso nas redes sociais

Aos 35 anos, a vida tirou o tapete de Flavia Flores. “A pior sensação que alguém pode ter” é a frase usada pela catarinense para descrever como se sentiu ao ser diagnosticada com câncer de mama. Para enfrentar os dias difíceis que viriam, ela criou uma página no Facebook para relatar seu novo dia a dia. A ideia deu origem ao projeto ‘Quimioterapia e beleza’ – um verdadeiro sucesso nas redes sociais, que já se transformou em três livros, e aborda temas como beleza, moda e saúde para pacientes em tratamento. Flavia esteve no Rio para participar da campanha Outubro Rosa, de conscientização do câncer de mama.
“Muitas mulheres começaram a entrar em contato e passamos a trocar vivências. Não sabia que ia ajudar tanta gente. Aprendo todo dia e compartilho as ideias delas.” – conta a administradora.
Depois de se firmar na internet, recebendo a cumplicidade de milhares de mulheres, ela criou o Banco de lenços Flavia Flores. A rede de troca de lenços, que une e acolhe pacientes, beneficia por mês (de forma gratuita) cerca de 500 mulheres.
“O lenço é a bandeira da nossa causa porque traz colorido para os dias cinzentos e leveza para os dias mais difíceis”. – afirma Flavia, se referindo ao acessório usado na cabeça devido à queda de cabelos durante o tratamento.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse www.bancodelencos.com.br.
Flavia ainda criou uma ONG, a Instituto Quimioterapia e Beleza, que transformou suas dicas em oficinas. Flavia acredita que a autoestima elevada é o segredo para um bom tratamento.
“A mulher precisa se sentir bonita para enfrentar qualquer dificuldade. Assim, fica mais forte. Falo muito sobre a importância do empoderamento da
paciente”.
Vaidosa, a intimidade com a moda não é de agora. Flavia trabalhou na área como modelo e produtora. Hoje, dedica-se inteiramente ao projeto que tanto acredita.
“A vida te dá outra chance e você tem que ir atrás do que te faz bem.” –
aconselha.

prevenção e tratamento

A cirurgia da mama causa uma alteração significativa no órgão. Mas, na maioria dos casos, é o que ameniza o câncer de mama. Desde sábado a campanha Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença, que é a mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
O tratamento depende do estágio do câncer. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso. Ele pode consistir basicamente em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Médicos afirmam que quanto mais cedo for descoberto o problema, maiores serão as chances de cura.
De acordo com o mastologista Marcelo Bello, do Inca a alteração da anatomia da mama tem implicações não só estéticas, mas também psicológicas e funcionais. Além disso, a reconstrução mamária é parte integral do tratamento.
“A autoestima da mulher costuma melhorar após a cirurgia de reconstrução. Porém, para um resultado melhor, é preciso se informar sobre os diversos tipos de reconstrução, e os seus resultados.” – afirma
Marcelo.

10-outubro-rosa