Cultura abre inscrições para segunda edição do Festival de Música Instrumental

1¦ Festival Instrumental (Eliandro Figueira)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança o Edital para Participação no 2º Festival de Música Instrumental. Os objetivos são incentivar a produção musical instrumental regional, fomentar o gênero e revelar novos talentos. O evento envolve diversas etapas como pré-inscrição, que acontece de 24 de julho a 13 de agosto, além do envio de documentos e obras, entre outros.
O Edital completo já está disponível no site da Prefeitura. “Mais uma vez, adaptamos um projeto criado em 2019 para assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a Situação de Emergência em Saúde, em virtude das ações de combate à pandemia da Covid-19”, destaca a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Além, é claro, de valorizar a produção artística do município garantindo acesso continuado à vida cultural”.
Podem participar do 2º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba: coletivos eruditos e populares, e solistas eruditos e populares, compostos por participantes residentes em Indaiatuba ou com atuação musical comprovada na cidade através de documentos como flyers de shows, programas de concerto ou similares, que deverão ser anexados junto a ficha de inscrição. Para participar é necessário que todos os integrantes, em todas as categorias, tenham no máximo 29 anos de idade até a data de início das pré-inscrições.
Cada participante poderá concorrer em até duas categorias diferentes com uma música ou peça por categoria inscrita. A pré-inscrição será feita através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Indaiatuba em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/femusin/, desde o dia 22 de julho e seguem até 13 de agosto.
Efetivação: Para a efetivação da inscrição, o candidato deverá enviar o vídeo com a música concorrente através de link compartilhado em sites de armazenamento em nuvem para o email cultura.femusin@indaiatuba.sp.gov.br, entre os dias 14 de agosto a 26 de outubro. Na etapa eliminatória, os vídeos dos participantes com inscrições efetivadas serão analisados pela Comissão Julgadora e os quatro melhores de cada categoria passam para a etapa final. O resultado será divulgado a partir das 14h do dia 16 de novembro no portal Cultura Online e nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Indaiatuba. A gravação das performances dos finalistas será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro em espaço restrito, sem acesso ao público, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança para proteção e restrição de aglomeração em virtude da pandemia. Os vídeos serão disponibilizados no portal Cultura Online entre os dias 27 e 29 de novembro, quando será aberto também o voto popular.
Assim como acontecerá no Festival de Rock, já anunciado pela Secretaria Municipal de Cultura, as três bandas mais votadas através do Voto Popular receberão três, dois e um ponto, respectivamente, que serão acrescidos à média de sua pontuação geral. Melhor Coletivo Erudito e Melhor Coletivo Popular levam R$ 4 mil cada, Melhor Solo Erudito e Melhor Solo Popular garantem R$ 2 mil cada, e o Melhor Destaque Geral será premiado com R$ 1 mil. O resultado oficial com os vencedores será divulgado a partir das 14 horas do dia 3 de dezembro no Portal Cultura Online e nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Indaiatuba. Mais informações através dos telefones (19) 3825-2057 e 3894-1867.

Foto: Eliandro Figueira/RIC-PMI