Cuidados para o segundo dia do Enem

Após 3 horas de prova, o ideal é fazer uma pausa

Amanhã, dia 12, estudantes do Ensino Médio voltam a encarar a prova do Enem. Mas, diferente da primeira etapa, realizada no domingo, (5), que contava também com a redação, que esse ano trouxe como tema a inclusão de surdos na educação, os alunos terão que se dedicar apenas a responder questões das disciplinas de exatas e ciências da natureza. De qualquer forma, se o candidato não souber administrar seu tempo, ele pode se complicar e acabar entregando a prova incompleta.
“O ideal é que o aluno busque responder inicialmente as questões das disciplinas com as quais ele tem mais familiaridade, mais domínio e conhecimento, principalmente para ganhar confiança e motivação. Evite perder tempo com assuntos mais difíceis no início, em que não há tanta segurança na resposta”, sugere Renato Tresolavy, coordenador editorial do Ético Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país.
“O candidato deve administrar bem o tempo de prova. Questões complicadas que demandam mais tempo para serem resolvidas, o aluno deve separá-las para mais tarde, após 2h de prova, momento em que estará mais confiante e com maior rendimento nas resoluções das questões”, completa. Com 3 horas de prova, Renato recomenda uma pausa estratégica para renovar energias: “comer alguma coisa, fruta ou mesmo um chocolate, ir ao banheiro para lavar o rosto, se esticar um pouco, tudo isso ajuda a manter o foco na prova”.
Outro cuidado fundamental é que os alunos cheguem com antecedência ao local do exame. “O aluno que se prepara, que se dedica o ano inteiro para fazer essa prova, não pode perder essa oportunidade por chegar atrasado. Programe-se e saia de casa com tempo suficiente para chegar ao local do exame com tranquilidade e relaxado para realizar a prova”, diz o coordenador do Ético. De acordo com o profissional do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 6,73 milhões de alunos inscritos, 30% não compareceram para fazer a prova no último domingo.

O candidato deve saber administrar o tempo de prova