Cuidados Femininos, mulheres desenvolvem mais a candidíase no Verão

Uso prolongado de roupas molhadas cria ambiente ideal para o fungo

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: divulgação

Coceira intensa e vermelhidão na região genital são dois dos sintomas da candidíase, infecção que normalmente afeta as mulheres. Durante o verão os casos da doença aumentam, já que elas costumam ficar com biquínis molhados por mais tempo por causa da praia e da piscina.
“O fungo que causa a candidíase está presente no corpo humano desde o nascimento, no entanto, quando há queda de imunidade, mudança do pH, aumento da agressão externa, uso excessivo de roupas de banho molhadas por muito tempo ou calça que aperte a região genital, pode ocorrer a proliferação dos fungos, desencadeando corrimento esbranquiçado e ardor ao urinar” – explica Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis.
Um ambiente quente e úmido é tudo o que o fungo precisa para se reproduzir e provocar a infecção. A Candida Albicans é o agente que normalmente causa candidíase.
“É importante ressaltar que você não adquire o fungo na praia, mas apenas dá para ele um ambiente favorável para se desenvolver rapidamente” – esclarece o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior.
Para se prevenir, Renato orienta secar a região íntima após trocar a roupa molhada e evitar substâncias que podem gerar um processo alérgico ou um desequilíbrio da flora vaginal como protetores diários e papéis higiênicos perfumados. Ao surgirem os sintomas, o ideal é procurar um ginecologista para o diagnóstico.
“O tratamento é feito com cremes vaginais fungicidas associados ao tratamento oral. Caso a ocasião não permita que a pessoa busque ajuda médica rapidamente, outra opção são os tratamentos com banhos de assento feito com bicarbonato de sódio ou ácido bórico – recomenda Élvio.