Covil de Ladrões chega às telas do Topázio

Trama não difere de qualquer filme de assalto a banco

Todo bom roubo obedece a duas regras de ouro: entrar e sair. A mesma lógica se aplica aos filmes de assalto também. Quanto mais rápido, mais elegante e suave você puder seguir com os planos elaborados, melhor. Os longas mais aclamados do gênero têm uma compreensão do ritmo e da estrutura, e estão constantemente avançando. Eles nem sempre são curtos, mas sempre respeitam sua paciência. Ironicamente, o que ‘Covil de Ladrões’, a estreia na direção do roteirista Christian Gudegast (‘Invasão a Londres‘), rouba mais é o seu tempo. Em 140 minutos, ridiculamente longos, é um processo inchado e excessivamente prolongado, com pouco valor agregado.
No coração arenoso de Los Angeles, que aparentemente é a ‘capital mundial de roubo a bancos’, de acordo com o texto de abertura do filme, somos prontamente introduzidos no submundo de criminosos bem armados. Merriman (Pablo Schreiber) lidera uma equipe de ladrões implacável, vigilante e mortal, que inclui Bosco (Evan Jones), Levi Enson (Curtis ‘50 Cent’ Jackson) e Donnie (O’Shea Jackson Jr.). Eles são os ladrões mais bem-sucedidos no estado. Mas uma briga em frente a uma loja de donuts envolvendo muitos tiros e policiais mortos resulta na atenção de ‘Big Nick’ Flanagan (um revigorado Gerard Butler), um policial corrupto mas comprometido da polícia de Los Angeles que lidera um grupo ilegal após o expediente chamado de ‘Os Reguladores’, uma equipe que não tem medo de usar seus distintivos para sequestrar, torturar e fazer o que for preciso em nome da justiça legal. ‘Big Nick’ está empenhado em derrubar o grupo de Merriman, e ele acredita que pode – com a ajuda de Donnie.
Observando-o durante seu trabalho regular de barman, ‘Big Nick’ e seus colegas Reguladores sequestram Donnie e lhe dão um ultimato: ele pode sair com sua liberdade, se ele trabalhar com os Reguladores e fornecer informações sobre o próximo assalto de Merriman.
Claro que o próximo ‘trabalho’ é um grande assalto. A gangue planeja invadir o Banco da Reserva Federal, um estabelecimento incrivelmente bem guardado que tem em caixa US$ 30 milhões em qualquer dia. Se Merriman trabalhar com cuidado, o grupo de ladrões pode entrar sorrateiramente, sair com todos aqueles milhões e ninguém saberá que está faltando. Mas, como esperado, com um furioso ‘Big Nick’ em sua trilha e Donnie desconfortavelmente guiando-o, Merriman e os Reguladores logo entram em conflito.