Corte da dieta

Pesquisa condena a paixão popular: X-Tudo

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Um relatório da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), ligada à Organização Mundial da Saúde, abalou os alicerces da Central do Brasil, um território movido a X-Tudo, com fartas porções de carnes processadas, como bacon, salsicha e linguiça.
Com base nesse estudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou esse tipo de alimento como causador de câncer, em especial aqueles da região colorretal, que estão entre os mais diagnosticados no mundo. A partir de agora, as carnes processadas são consideradas carcinogênicas do grupo 1, mesma categoria em que se encontram o tabaco, a fumaça de diesel e o amianto.
Segundo o relatório, a ingestão diária de 50 gramas de carne processada, o equivalente a menos de duas fatias de bacon, aumenta em 18% o risco de desenvolver câncer no cólon, intestino, estômago e reto. A OMS define como carne processada “qualquer tipo de carne que tenha sido transformada com sal, fermentação ou defumação, para melhorar o sabor e preservar o alimento”.
A carne vermelha não processada, por sua vez, foi considerada ‘provavelmente cancerígena’, mas os indícios disso são menos claros, de acordo com a OMS. Por isso, o alimento foi listado no grupo 2A, aquele em que há possibilidade, mas não comprovação de que eles sejam carcinogênicos.
Para chegar a essa conclusão, cientistas analisaram mais de 800 estudos sobre a associação entre o consumo de carne vermelha e processada e o risco de desenvolver 12 tipos de tumores. O relatório da Iarc se preocupa em não condenar o consumo de carne vermelha fresca, fonte de proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
“A carne vermelha tem vitaminas do complexo B que não encontramos em outros alimentos, então é importante tê-la na dieta. Quem ingerir carnes pobres em gordura como chã e patinho até duas vezes por semana não estará aumentando seu risco de ter câncer”, aconselha a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, da Oncomed. “As carnes processadas, no entanto, conservam menos nutrientes do que as carnes vermelhas integrais, como bifes. E, no processamento, há a adição de substâncias como os nitratos, que conservam o alimento mas que são transformados dentro do estômago em nitrosamina, potencialmente cancerígena”.

 

18---X-tudo-3