Cortar gordura é menos eficaz

Pesquisa conclui que evitar gordura não é a melhor forma de chegar ao peso ideal Foto: divulgação
Pesquisa conclui que evitar gordura não é a melhor forma de chegar ao peso ideal
Foto: divulgação

Passar semanas evitando todo tipo de gordura pode não ser a melhor forma de chegar ao peso ideal. Um estudo, publicado na revista ‘Lancet Diabetes and Endocrinology’, provou que dietas com baixa gordura são menos eficazes que outras, como as que têm pouco carboidrato, por exemplo. A análise foi feita com 53 estudos sobre dietas desde 1960 e envolveu 68 mil pessoas na comparação.
O pensamento é que reduzir a ingestão de gordura levará naturalmente à perda de peso. Mas a nossa evidência sugere o contrário”, disse a autora do estudo Deirdre Tobias, médica que trabalha no Brigham and Women’s Hospital e na escola de medicina de Harvard, em Boston.
Embora a conclusão agrade quem não consegue abandonar queijos e chocolates, os pesquisadores têm outra notícia: dietas em geral não funcionam a longo prazo. Depois de um ano, muitas pessoas pararam de perder peso e, em alguns casos, recuperaram os quilos eliminados, após abandonarem a dieta em menos de um ano.
O pesquisador Keith Hall, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais em Bethesda, nos EUA, diz que é necessário fazer mais estudos para ajudar quem quer perder quilos e manter o peso.