Correr maratona não é para principiantes

Antes de iniciar a prática, deve-se fazer avaliação

12---MaratonaNão é de hoje que as corridas de rua fisgaram o carioca, que tem na maratona uma forma de praticá-la. E a do Rio está chegando, será no dia 18 de junho. Um sonho para alguns corredores experientes e para quem está se aventurando há pouco no Esporte. Mas é preciso lembrar que a corrida inspira cuidados.
“O treino para maratona jamais deve ser feito sem o auxílio de orientador experiente e nutricionista esportivo. Distúrbios do sono, irritabilidade e ansiedade são sinais de alerta de que você está com alguma carência alimentar ou descansando pouco. Dores musculares frequentes e em diferentes articulações também podem ser indícios de excesso de treino” – observa o ortopedista Sérgio Mauricio.
Para o médico, a melhor dica é, ao notar algo diferente no corpo, o maratonista precisa parar e conversar com o treinador. Na presença de uma dor, jamais deve insistir. A recomendação é procurar um ortopedista para diagnóstico e tratamento adequados.

Um passo de cada vez
O ortopedista Ricardo Galotti explica os cuidados necessários para tornar-se um maratonista: “para quem não tem preparo, a primeira coisa é uma avaliação cardiológica e ortopédica para saber se não tem nenhuma limitação. Depois, procurar um orientador físico para montar um plano de treinos”.
Se o corredor não for novato, além do acompanhamento médico, aconselha-se supervisão com preparador físico para ajustar treinos e resultados. Além de muito alongamento.
“Treinar sozinho, com orientações da internet, pode causar lesões” – alerta.