Coordenadora de RH da Unimax dá dicas

Carla Borges fala sobre projeto de vida e carreira

“O primeiro passo é CONHECER-SE. Saber o que quer, onde quer chegar”, essa é a recomendação da coordenadora do curso de Recursos Humanos da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Carla Borges, a quem deseja elaborar um projeto de vida, que, em resumo, é um planejamento em que, além do autoconhecimento, a pessoa identifica seus potenciais, interesses e paixões e estabelece estratégias e metas para alcançar os seus objetivos a fim de atingir sua realização em todas as dimensões.
A professora explica que, ao desenvolver um projeto de vida, a pessoa consegue ter uma visão mais clara dos caminhos que pode seguir com foco na realização e atendimento das próprias expectativas. Para isso, Carla, que é psicóloga, diz que a sugestão da maioria dos especialistas é seguir 8 etapas: 1) autoconhecimento; 2) conhecer sua missão (objetivo principal); 3) fazer parcerias para atingir; 4) criar uma visão para si; 5) gerenciar o tempo; 6) administrar as finanças; 7) contar com riscos ao longo do caminho e 8) gerenciar tudo ao mesmo tempo. “Isso significa que, em muitos momentos, a pessoa precisará de ajuda para trilhar o próprio caminho escolhido, como terapia, professores, coach, ou um mentor”, conta.
Um projeto de vida pode conter tanto questões pessoais como formação de uma família, viagens etc., quanto profissionais como o planejamento de uma carreira. “Geralmente, no desenvolvimento de projeto de vida, as pessoas incluem suas carreiras. A Graduação é parte deste processo e pode garantir melhorias na qualidade de vida”, destaca.
Carla cita a singularidade e a particularidade do indivíduo na elaboração do projeto de vida. “Cada pessoa é única e tem seus próprios objetivos. Se tem como meta o desenvolvimento em uma profissão é interessante pensar na carreira. O foco na carreira, faz com que o profissional mantenha os objetivos atualizados, se motive a buscar alternativas e não desanime quando os obstáculos surgirem”, considera.
Para os que têm interesse em projetar a carreira, mas ainda não sabem que profissão seguir, a UniMAX auxilia a partir da aplicação de um teste vocacional, que pode contribuir para a descoberta da Graduação que mais combina com o perfil da pessoa. O agendamento pode ser feito pelo link: https://bit.ly/2Gi8Mqz. Isso irá ajudar a traçar um dos 8 passos para a construção do projeto de vida que é a do conhecimento de sua missão.
O Centro Universitário também oferece, gratuitamente, aos alunos e funcionários, o percurso, serviço gratuito de atendimento, acolhimento, apoio, orientação, direcionamento à terapia e auxílio na tomada de decisões, que pode contribuir para traçar metas para o desenvolvimento de sua profissão. “O aluno pode, através das sessões, desenvolver seu projeto com o apoio de uma profissional qualificada”, comenta.
A docente orienta também quem se sente distante da realização profissional e pessoal. “Às vezes, as respostas estão na nossa frente, mas buscamos soluções na vida do outro. São duas dicas importantes: conhecer-se bem e rever o plano de vida e de carreira. Ao fazer isso, a pessoa poderá analisar se está tão distante, o que a levou a desviar do caminho e se há a possibilidade de retomar a caminhada. Manter o foco é o grande segredo para não se distanciar daquilo que é nossa meta!”, enfatiza.
“Manter a constância de propósito, ou seja, não desistir diante dos obstáculos” é a dica da professora para atingir o objetivo, conclui.