Conheça os benefícios de ter plantas no local de trabalho

Vegetais filtram impurezas reduzindo os níveis de estresse

Texto: Evelin Azevedo/Infoglobo | Foto: Pixabay

Nas grandes cidades é cada vez mais difícil encontrar uma área verde. Por causa disso, muitas pessoas cultivam suas plantinhas dentro de casa e até no trabalho. Essa prática faz bem à saúde, já que a planta torna o ar do ambiente fechado mais limpo e úmido, como indica um estudo publicado pela Nasa. Os pesquisadores descobriram que as verdinhas têm a capacidade de filtrar compostos orgânicos nocivos.
“A umidade do ar aumenta porque grande parte da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente. Isso é excelente para escritórios que ficam com o ar-condicionado ligado por muito tempo” – diz a paisagista Rayra Lira, da empresa J Lira Green Life.
Ter uma plantinha na mesa de trabalho ou em algum lugar comum da firma também ajuda a diminuir o estresse dos funcionários.
“As plantas, além de dar uma cor ao local de trabalho, dão a sensação de vida, de tranquilidade e aconchego. Sem contar aquele cheiro bom de quando as molhamos. Tudo isso nos acalma e tranquiliza. Nossa mente fica até mais criativa” – explica a psicóloga Luciana Novaes, especialista em Recursos Humanos.
Cuidar de uma plantinha durante o horário de almoço, por exemplo, pode ser uma miniterapia. Vale lembrar que estes benefícios só valem para plantas de verdade: as de plástico estão fora!
É importante saber escolher que tipo de planta levar para dentro do escritório.
“Se for um ambiente com muita luz, com incidência direta durante o dia, os cactos e as suculentas são boas opções. Mas se não houver luz solar, uma espada-de-São-Jorge é mais indicada” – orienta Rayra.