Confira dicas de proteção para golpes virtuais da Black Friday

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A Black Friday, que acontece no dia 29, é a segunda principal data para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal. O dia é aguardado tanto por quem vende, em busca dos lucros, quanto para quem compra, aproveitando a data para economizar e renovar equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, móveis e outros itens. No entanto, é importante ficar atento para não cair em golpes ou fraudes.
De acordo com o diretor adjunto de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), José Eduardo Bergo, atualmente, cerca de 70% das fraudes estão vinculadas à captura de dados pessoais, como senhas, por meio da engenharia social.
“Geralmente faz uma oferta tentadora e, na verdade, por trás, está ali desejando que a pessoa digite as suas credenciais, número de cartão, senha ou código do cartão de crédito e, com isso, ele rouba as credenciais e efetua o golpe e põe na conta do cliente”, conta.
Por isto, segundo Bergo, é preciso se cuidar para garantir segurança e descontos reais nas compras.
“Muito cuidado nos sites que visita. A questão do pagamento de boletos, no código de barras também, verificar se o beneficiário do pagamento é onde ele realizou o negócio do boleto e desconfiar de todos os SMSs e e-mails que recebe, que tenham links, não clicar nestes para digitar senha e agência, conta, número de cartão de crédito”, alerta.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, a intenção de compras dos internautas durante a Black Friday deste ano aumentou 58% com relação ao ano passado. A pesquisa entrevistou 1,5 mil consumidores online de todas as regiões do país e, pelo menos 69% deles, já sabem o que vão comprar, e só estão esperando a oportunidade chegar.