Confira alimentos permitidos na dieta

 Chave da prevenção está em bons hábitos alimentares diariamente

10---Diverticulite

Para aliviar as dores causadas pela inflamação dos divertículos do intestino, uma dieta regrada é essencial. Confira dicas do que se deve, ou não, consumir em uma dieta para diverticulite.
Antes de saber os alimentos que poderá comer caso desenvolva a inflamação, é importante que você conheça o que é o problema, e por que é causado.
Diverticulite é uma inflamação caracterizada principalmente por bolsas e quistos pequenos e salientes da parede interna do intestino (divertículos) que ficam inflamados ou infectados.
Os divertículos, apesar de poderem ser formados em qualquer parte do trato digestivo, como o esôfago, o estômago e o intestino delgado, são mais comumente encontrados no intestino grosso.
A presença de divertículos no corpo é bastante comum, principalmente após os 40 anos de idade. A presença de divertículos no trato digestivo é chamada de diverticulose. Eles são inofensivos, a não ser que desencadeiem algum problema de saúde, como é o caso da diverticulite. Do contrário, uma pessoa pode apresentar diverticulose e nunca saber disso.
Não se sabe exatamente o que causa a formação dessas bolsas ou quistos na diverticulose. Sabe-se, porém, que seguir uma dieta pobre em fibras é uma das causas mais prováveis. Isso é muito comum em populações que têm uma dieta rica em alimentos refinados, como o arroz branco, pão branco, cereais matinais e bolachas.
Como resultado disso, ocorre a constipação e a presença de fezes muito dura, que demandam esforço além do normal para passar pelo reto. Esse movimento aumenta a pressão no cólon ou nos intestinos e pode causar a formação desses quistos.

NM130816_11