Comportamento, observe algumas atitudes de seu cão

Finalmente entenda as reações estranhas de seu cãozinho

texto: Alexandre Domingues/www.petrede.com.br

Todo mundo que tem cachorro já precisou enfrentar uma ou outra situação em que o animal se comporta de maneira estranha. Mas por que eles fazem isso e como reagir nessas horas?
Pesquisamos um pouco a esse respeito e encontramos algumas hipóteses, confira a seguir e finalmente entenda alguns comportamentos estranhos do seu cachorro.

Por que os cachorros comem o próprio cocô ou o de outros cães?
A maioria dos cachorros aprende isso na época que estão mamando, com as mães, que os limpam dessa maneira. Eles lembram dessa época e acham que precisam fazer o mesmo. Existe uma explicação médica: essa é uma maneira de tentar compensar uma dieta de baixa qualidade. Por mais fofos e inteligentes que eles possam parecer, a sua natureza é bruta.

Por que os cachorros cheiram o bumbum uns dos outros?
Alguns cachorros têm o olfato 100 mil vezes mais forte do que os humanos. Isso lhes dá muita informação, inclusive a dieta seguida ou mesmo seu estado emocional. Essa atitude é uma maneira de conseguir informações sem a capacidade de falar.

Por que os cachorros dão algumas voltas antes de deitar-se?
O médico Stanley Coren decidiu pesquisar sobre isso, e estudou o comportamento de 62 cachorros sobre diferentes superfícies e descobriu que quanto mais irregular o piso, mais voltas o cachorro dá antes de se acalmar. Essas voltas ajudam a liberar espaço de possíveis insetos que possam mordê-los e eliminam a possibilidade de deitar sobre alguma pedra afiada ou galho. Isso é feito para que ele possa dormir de maneira mais cômoda, ou seja, outro fruto do instinto selvagem dos cachorros.

Por que os cachorros enfiam o focinho na boca dos donos?
Você já se perguntou por que os cachorros tocam a nossa boca com o focinho molhado? É um gesto de carinho, um cumprimento ou uma maneira de fazer as pazes. Não negue isso a ele, senão seu amigão pode pensar que você é uma pessoa estranha. Se você tampar a boca, seu cachorro vai pensar que não é o momento para ser carinhoso. E claro, bom senso, existem estudos que provam que esse ato de carinho com o seu cachorro pode transmitir doenças e infecções.

Por que os cachorros tentam pegar o próprio rabo?
Em primeiro lugar, isso é apenas uma brincadeira para chamar a atenção, principalmente quando o animal está entediado. Uma outra explicação é algum transtorno psicológico. Alguns cachorros têm uma predisposição genética para fazer isso. Muitas vezes, esse hábito pode virar uma obsessão. Em terceiro lugar, pode acontecer de o rabo estar machucado. Se esse for o caso, leve-o ao veterinário.

Por que os cachorros fazem caretas tristes?
Pegue um pedaço de carne e veja a cara do seu cachorro. Se não ficar com vontade de dividir, você não tem alma.
Como eles conseguem colocar no rosto uma expressão tão dramática? Calma, eles não estão tristes, estão te manipulando.
Claro que, às vezes, eles realmente ficam tristes. Os cachorros modernos não caçam e nem cuidam de ovelhas. Precisam, portanto, de novos propósitos para viver.

Por que os cachorros rolam na sujeira ou no lixo?
Muitos cachorros associam esse momento ao caçar. Estar coberto de lixo passa uma sensação de estar camuflado na hora da caçada. Além disso, os cachorros gostam de todo tipo de cheiro, e têm o olfato super forte. Nesse ponto a coisa fica extremamente estranha: o cachorro se deita no lixo fedido porque ele gosta de estar com o mesmo cheiro forte.