Como comprar um carro pela internet

WebMotors mostra o caminho de como negociar

Para fazer um bom negócio, pesquise bastante e busque o máximo de dados sobre os anúncios que o interessaram
Para fazer um bom negócio, pesquise bastante e busque o máximo de dados sobre os anúncios que o interessaram

Mesmo sem avaliar o veículo pessoalmente ou realizar um test drive, é possível comprar um carro pela internet com 100% de segurança. A afirmação é do WebMotors, maior portal brasileiro de classificados de veículos online. Para isso, no entanto, é primordial que sejam tomados alguns cuidados.
A utilização da internet como ferramenta de compra tem se tornado algo cada vez mais comum no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado movimentou R$ 39,5 bilhões em 2014. Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors, afirma que muitas vezes a distância e a falta de tempo contribuem para esse tipo de negócio.
Ao decidir por um anúncio online, o usuário deve se certificar da idoneidade do automóvel. O primeiro passo é conferir com muita atenção a descrição e as fotos. Em seguida, é importante realizar contato com o vendedor para negociação de preços. “Desconfie caso ele repasse preços muito baixos ou solicite um depósito antecipado para reserva”, alerta Constantinou.
Após decidir pela compra de determinado veí-
culo, é essencial uma con-
sulta online do histórico do veículo. No site do
WebMotors há um serviço chamado InfoMotors, que reúne até 40 informações, entre elas a quilometragem rodada, histórico de roubo e furto em aberto, registro de oferta em leilão e de acidentes. “Esta é uma das etapas mais importantes para quem vai concretizar a compra. A consulta permite que o comprador tenha acesso a informações decisivas para a aquisição”, explica o executivo.
Se a negociação acontecer por uma loja ou concessionária, é imprescindível conferir a existência dela, por meio de um telefonema e ou do endereço no Google Maps. Caso seja uma transação particular, é possível verificar a regularidade do CPF do vendedor no site da Receita Federal. Outro alerta importante refere-se às ofertas de pessoas que se identificam como funcionárias ou intermediárias de montadoras. “As fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem veículos novos”, explica Constantinou.
Por fim, a contratação de uma empresa que realize uma vistoria in loco garante as boas condições do carro e aprovam a veracidade das informações passadas na consulta ao histórico e no anúncio online. “Muitas empresas especializadas nestes serviços oferecem valores bem acessíveis e atendimento In Loco”, completa o executivo

Sobre o WebMotors
O portal WebMotors foi criado em 1995, no início da internet brasileira. É o pioneiro e um dos mais importantes websites do segmento automobilístico nacional, fato reforçado pelo alcance e eficácia de seus serviços.
No histórico da empresa, destaca-se a participação do Grupo Santander Brasil, uma das maiores instituições financeiras do mundo, que passou a ser seu principal controlador, logo após a aquisição do ABN AMRO, em 2002. Em abril de 2013, o grupo australiano Carsales, maior website de classificados e serviços para autos da Oceania e um dos principais do mundo, adquiriu, por R$ 180 milhões, 30% do capital acionário do WebMotors, acelerando ainda mais o seu crescimento.
Com 20 milhões de visitas mensais, o WebMotors oferece a seus clientes (vendedor e/ou comprador) um amplo e completo serviço de classificados de veículos novos e usados – com mais de 200 mil ofertas por mês –, programas de manutenção preventiva veicular e produtos específicos às revendas e empresas que atuam no ramo automobilístico.

dicas

1 Pesquisar anúncios online e conferir informações com as imagens disponíveis

2 Consultar o Histórico de Veículo por meio do InfoMotors

3Checar a existência da loja ou a regularidade do CPF do vendedor

4 Vistoria de Garantia In Loco
5 Concretização da compra