Como alimentar corretamente os seus filhotes?

Para não errar, o ideal é buscar alimentos específicos para filhotes

texto: René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus | foto: divulgação

Cuidar de um pet é uma grande responsabilidade e exige uma série de cuidados. Os principais estão relacionados à alimentação, afinal, a nutrição do animal influencia diretamente à sua saúde. Quando se leva um cão ou gato filhote para casa, é natural que surjam algumas dúvidas sobre a melhor maneira de alimentá-lo, e nesse período ideias equivocadas são comuns.
Muitos pensam, por exemplo, que nos primeiros meses a ração é ‘dura demais’ para os animais, ainda pequenos e frágeis. Para ‘poupá-los’ então, os donos costumam umedecer a ração e fazer ‘papinhas’, o que não traz nenhum benefício ao bichinho. O processo de mastigação é necessário e muito importante para o desenvolvimento, e não deve ser evitado. Se isso acontecer, é provável que seu pet comece a morder as cadeiras, o pé da mesa e da sua cama – o que, certamente, não é nada agradável.
Hoje, o mercado dispõe de diversos tipos de alimentos para cães e gatos, entre secos, semiúmidos e úmidos. Para não errar em meio a tantas opções, o ideal é buscar alimentos específicos para filhotes, que devem ser à base de suas refeições até que se tornem adultos.
Um grande erro cometido pelos donos é oferecer aos pets comidas indicadas para seres humanos, como bolachinhas, torradinhas e pães. Isso não pode ser feito! O ideal é sempre dar a eles um alimento próprio, que, no processo de industrialização, recebe os nutrientes necessários para se tornar completo e balanceado para os bichos. O mercado conta, também, com diversos tipos de petiscos que têm os nutrientes ideais para o seu bichinho.
Em outros casos, o dono adota um pet que já tinha hábitos alimentares definidos, mas inadequados. O que fazer nessa situação? É importante ressaltar que as mudanças na alimentação sempre devem ser feitas de maneira gradativa, para facilitar a adaptação do cão ou gato.
Outra dúvida comum em relação às refeições dos animais diz respeito à quantidade oferecida.
Atente-se às informações das embalagens, que geralmente contêm uma tabela a ser seguida. Para fazer a medição, a melhor forma é usar um copo com indicação de peso ou uma balancinha, para garantir que a quantidade certa seja dada. O ideal é dividir a porção diária recomendada para o seu animal em três refeições, equivalentes ao café da manhã, almoço e jantar.