Chega de pé na jaca! – dieta e treino

Diva fitness dá dicas para quem quer entrar em forma em 2016

18---Dieta

texto: Camilla Muniz | foto: divulgação

Passado o carnaval, enfim, 2016 começou. Se entre suas promessas estavam mudar os hábitos de alimentação e fazer exercícios, agora, já não há mais desculpas para adiá-los. Disciplina é a palavra-chave para conseguir os objetivos – algo que Elaine Babo, eleita diva fitness na última edição do ‘World Beauty Fitness and Fashion’ de Londres, tem de sobra: “é preciso entender que (entrar em forma) é um processo a longo prazo. Não vale a pena pegar atalhos, usando substâncias ilegais. É melhor e mais bonito ter uma aparência natural em vez de fazer de tudo para obter mais massa muscular. O segredo é acertar as quantidades de proteína e de carboidrato das quais o corpo necessita e não ficar mais de quatro horas sem comer”.

A receita é ir aumentando os exercícios

Exageros, aliás, nunca são bem-vindos. Segundo a personal trainer, é importante manter uma intensidade progressiva nos exercícios, mas sem radicalizar, para reduzir o risco de lesões. Dessa forma, é possível perceber, aos poucos, o aprimoramento do tônus muscular, da força e da
flexibilidade.
“Uma pessoa sedentária levará duas semanas para notar a melhora cardiorrespiratória. Já uma pessoa que quer perder peso e ganhar massa muscular perceberá os resultados a partir de três meses”, diz a diva fitness.

dicas

divirta-se:
Procure fazer da academia não apenas uma obrigação, e sim um lazer.

tenha um projeto:
Faça um plano de treinos e de dieta e cumpra. Procure ajuda profissional e encontre amigos para realizá-lo com você.

não exagere:
Mais treino não significa mais sucesso, porque seu corpo precisa de tempo suficiente para se recuperar. O treino estimula o corpo, mas é na recuperação que ele muda.

combine atividades:
Para alcançar a meta de um corpo em forma, são precisos treino muscular e exercícios aeróbicos.

varie os exercícios:
Para estimular continuamente os músculos, varie os exercícios com frequência. Altere também as repetições.

dê sempre o seu melhor:
Não vá à academia para treinar só um pouquinho.

modere o aeróbico:
Para atingir o seu máximo, em vez de fazer longas sessões de exercícios aeróbicos de alta intensidade, intercale sessões mais curtas, para elevar a frequência cardíaca, com treino muscular. Se você fizer muita atividade aeróbica, vai acabar sentindo mais fome, o que terá que
controlar.

nada de ‘eu mereço’:
Não use comida como recompensa. Não perca todos os benefícios do esporte por causa de algum alimento ‘especial’, por exemplo, uma sobremesa açucarada.

não viva na academia:
Uma sessão de treino muscular deve ter no máximo 90 minutos. Melhor que tenha entre 45 e 60 minutos.

mais natural é melhor:
Prefira maçã à suco de maçã e frutas e legumes a smoothies ou vitaminas, por exemplo.