‘Cãoterapia’ para tratar crianças

Contato com os animais devolve autoestima

Por Evelin Azevedo/Infoglobo  | Crédito foto: Divulgação

Se ficar dentro do hospital para tratar a saúde já é desafio (chato) a ser enfrentado por adultos, imagine como é para as crianças? Ter que ficar longe de parte da família e dos amiguinhos é um dos piores momentos do tratamento. Por conta disso, muitos dos pequenos respondem mal à ação dos remédios e demoram mais tempo para se recuperar. Para mudar este panorama, ainda mais no mês em que é comemorado o Dia das Crianças, muitos hospitais abrem suas portas para visitantes especiais: aqueles de quatro patas.
– Dentro do hospital, a criança passa por diversas transformações, físicas e psicológicas. Isso gera uma baixa na autoestima, o que deixa o sistema imunológico dela mais baixo e, com isso, seu quadro clínico piora. Ao colocarmos o animal dentro do hospital devolvemos à criança o contato com o mundo externo – comenta a psicanalista e idealizadora da ONG Patas Therapêuticas, Silvana Prado.
Às segundas-feiras, os pequenos pacientes do Prontobaby, na Tijuca, e do Centro Pediátrico da Lagoa recebem a visita dos voluntários caninos do Projeto Pelo Próximo.
“Os cães proporcionam momentos de alegria e relaxamento aos pacientes. Como consequência, as crianças ficam mais motivadas, bem- -humoradas e há melhora na recepção aos tratamentos, na socialização e na integração com a equipe” – relata Laís Paisini, gerente de qualidade do Grupo Prontobaby.
Os pets que participam de trabalhos voluntários assim precisam estar vacinados e vermifugados. Além disso, os animais devem ter um perfil dócil, carinhoso e reconhecida afeição por pessoas, para que o contato entre eles e os pacientes sejam possíveis.
“Desenvolvemos atividades lúdicas com a participação dos pets, que se tornam elementos de mudança importantes no cotidiano do hospital. Ao projetar neles os seus sentimentos, as crianças criam um vínculo com os animais, que se transforma em força motivadora para evolução nos tratamentos” – explica a coordenadora do Projeto Pelo Próximo, Roberta Araújo.