Campanha de Selfies incentiva vida mais saudável

Sociedade cria ação em benefício do coração

Por ano, cerca de 350 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. Em uma tentativa de reduzir esse número, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou uma campanha de selfies nas redes sociais. A ação pede que os usuários postem uma foto, com a hashtag #cuidedoseucoracao, fazendo uma atividade benéfica ao corpo. O objetivo é incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis: valem imagens que mostrem desde a preparação de um prato balanceado a um exercício aeróbico, como corrida.
De acordo com o cardiologista Carlos Costa Magalhães, diretor de promoção da saúde cardiovascular da SBC, a prática regular de atividade física é importante para o coração porque estimula a liberação de óxido nítrico no corpo. A substância age na proteção das artérias, relaxando-as, promovendo vasodilatação e melhorando a saúde das paredes internas dos vasos sanguíneos, o que evita a formação de trombos e coágulos.
“Fazer caminhada durante 40 a 45 minutos, de quatro a cinco vezes por semana, traz um benefício cardiovascular muito grande. Já caminhar duas vezes por semana, por menos de 30 minutos, não é tão significativo. O exercício não precisa ser intenso, o que importa é a regularidade”, afirma.
Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Segundo Magalhães, é possível que, em 2040, o país seja o campeão das estatísticas entre as nações em desenvolvimento, caso a população não mude o estilo de vida. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que apenas 33,8% dos brasileiros adultos residentes nas capitais praticam
exercícios.
Enfarte, insuficiência cardíaca (quando o coração vai perdendo a capacidade de bombear o sangue) e AVC são os três principais problemas cardíacos.

20---Coração