Caminhada ‘Atenção pela Vida’ acontece amanhã

José Aurelio Ramalho, da ONSV
José Aurelio Ramalho, da ONSV

A caminhada ‘Atenção pela Vida’ promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Prefeitura, será realizada amanhã, dia 24. A concentração será às 9h, no estacionamento da Prefeitura. O evento faz parte das ações no município do movimento Maio Amarelo, que foi iniciado em Indaiatuba no ano passado, pelo Observatório, e se transformou em uma mobilização mundial da sociedade para construir um trânsito seguro para todos, presente em 21 países.
Na manhã de quarta-feira (20), o Observatório reuniu a imprensa local para fazer um balanço do Maio Amarelo e para divulgar a caminhada, que contou com a presença do secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Odair Gonçalves, representando o prefeito Reinaldo Nogueira. O diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, explicou que a caminhada será reforçada pelo Clube do Fusca, motociclistas e ciclistas.
Além da motivação focada na conscientização, as primeiras mil pessoas que chegarem ao local da concentração para participar da caminhada receberão camisetas com o laço amarelo que simboliza o movimento.
Antes da largada haverá uma aula de alongamento ministrada por alunos de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, que também colocará os alunos de Enfermagem à disposição dos participantes que desejarem aferir a pressão arterial. Também está programada uma aula mista de “Fit dance” e “Zumba”, com a professora Vanessa Alves.
O percurso terá cerca de quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico. A largada será em direção à Fiec/Cepin, seguindo em direção à Pista de Skate, de onde retornarão para o estacionamento da Prefeitura, encerrando a caminhada.
Conforme explicaram os organizadores em apenas um ano de trabalho, o Maio Amarelo já chegou a 21 países, em mais de 600 organizações, sendo 27 internacionais. Até o final do mês os municípios do Brasil e do mundo estarão mobilizados para este alerta para ampliar a segurança no trânsito. “A responsabilidade pelo trânsito seguro é nossa, precisamos parar de apontar o dedo para o poder público. Temos estatísticas sobre isso e sabemos que mais de 90% dos acidentes são causados pelo fator humano”, completa Ramalho.
No ano passado a caminhada de Indaiatuba reuniu mais de 300 pessoas e a expectativa é que este ano o público seja bem maior. “Assim como conseguimos triplicar o número de países que participaram do Maio Amarelo no mundo, em apenas um ano, queremos que Indaiatuba, cidade de origem do movimento, faça uma mobilização que seja exemplo para outras cidades”, conclui.
Além da parceria na Caminhada ‘Atenção pela Vida’, a Prefeitura integra o Maio Amarelo com uma campanha de conscientização no trânsito por meio de
outdoors distribuídos pela cidade e banners inseridos no site com alerta sobre as consequências de acidentes de trânsito.