Beleza em tempos de crise

Podem substituir industrializados se o orçamento ficar apertado

A situação na economia está feia, mas nem por isso é preciso descuidar da beleza. Se o orçamento ficou apertado por conta da crise e não dá mais para gastar com cosméticos, uma opção é recorrer a receitas caseiras e acessíveis, que podem substituir, com bons resultados, produtos comprados em lojas.
O efeito não chega a ser igual ao do produto industrializado, que contém mais princípios ativos e substâncias concentradas. Mas versões caseiras de cosméticos primários ou simples, como esfoliantes e máscaras, têm resultados bem funcionais – diz a cosmetóloga Lucienne Souza, diretora do Grupo Spa da Pele.
Alguns cuidados são necessários ao preparar cremes em casa. Como a maioria utiliza alimentos como base, o ideal é fazer só a quantidade que será aplicada na pele. Sobras devem ser descartadas, já que as propriedades são perdidas quando os ingredientes deixam de estar frescos.
É preciso ter atenção também com receitas com limão, para não provocar manchas na pele, que podem ocorrer com a exposição ao sol – orienta Lucienne.

Cremes baratos também têm bons resultados

Segundo a cosmetóloga, o melhor é evitar pegar sol nos dois dias seguintes à aplicação de máscaras no rosto. E, antes de usar qualquer produto natural, deve-se fazer um teste em uma pequena área da pele, para ver se haverá reação alérgica.
Para o dermatologista Mario Chaves, da Clínica Derma Gávea, não se pode medir a eficácia de cosméticos caseiros, já que não há estudos científicos que comprovem seus efeitos. Por isso, ele não orienta o uso dessas receitas.
Existem muitos hidratantes acessíveis no mercado. Eles podem ter princípios ativos diferentes dos mais caros, mas também funcionam. Na falta de dinheiro, o ideal é procurar um especialista para que ele recomende um produto com bom custo-benefício, que não vai pesar no orçamento. É só ser sincero com o médico – afirma Mario Chaves.
No entanto, de acordo com o dermatologista, passar uma papa de aveia na pele em casos de assadura realmente ajuda a aliviar o desconforto, por causa das propriedades hidratantes do cereal.

texto: Camilla Muniz
texto: Camilla Muniz