Aula de História estimula análise

Alunos desenvolvem análise crítica durante aula de História
Alunos desenvolvem análise crítica durante aula de História

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Montreal estão participando de atividades nas aulas de História para desenvolver a leitura e a análise crítica. O professor de História, Elton Rigotto Genari, explica que é importante para o aluno ler, interpretar e aprender a questionar o que lê.
Para desenvolver essas habilidades, o professor conta que os discentes realizam a leitura de documentos selecionados produzidos no Brasil Independente do século 19 (Brasil Império). A partir dos textos e imagens analisados, utilizam tanto o conteúdo aprendido em sala quanto seus conhecimentos pessoais para melhor compreender a produção de determinados tipos de discurso, contextualizando-os e refletindo sobre seus significados implícitos.
De acordo com o professor é importante que a escola promova a formação crítica do aluno. “É fundamental entender conceitos, contextualizá-los, saber analisá-los e relacioná-los à realidade. Essa prática permite ao aluno desenvolver a capacidade crítica para entrar em contato com qualquer tipo de produção cultural e, de forma autônoma, tirar suas próprias conclusões”, explica o professor.