Atleta de Indaiatuba Gabriel Giovannini é bicampeão da Copa América de Downhill 4X 2019

O atleta de Indaiatuba Gabriel Giovannini está mais uma vez no topo do pódio, dessa vez na Copa América de Downhill 4X. A prova aconteceu na manhã de domingo (20) na pista montada no Ski Mountain Park, em São Roque. Giovannini fechou a bateria final e assegurou o bicampeonato com o tempo de 46seg 734, mais de um segundo para o vice-campeão, o mineiro Renato Rezende, 47seg 780. Kaique Marin, com 48seg 432, e o chileno Enrique Genova, com 50seg 290, respectivamente, completaram o pódio da edição 2019 da competição.
Já no feminino, Julia Alves Santos, de Londrina (PR), garantiu o quarto título do evento ao vencer a final com 58seg111. A segunda colocação ficou com a carioca Mariana dos Santos Lopes, 1min06seg135, seguida pela gaúcha Laís Flecke, 1min 08seg 617, e a paranaense Maria Tereza Muller, 1min 21seg 714. Ao todo, 120 pilotos participaram da competição, sendo 90 homens e 30 mulheres.
Com pista nova, bastante elogiada por todos os pilotos, a Copa América de Downhill 4X 2019 foi marcada pelo alto nível técnico. Reunindo o que há de melhor no país e destaques do exterior, ela encantou em todas as baterias. Na decisão do masculino, por exemplo, estiveram dois campeões do evento, Giovannini e o chileno Genova, um atleta olímpico e campeão mundial de BMX, Renato, e um bicampeão do ranking nacional, Kaique. Com todas essas feras, era de se esperar muita emoção e equilíbrio na briga pela vitória.
Em grande fase e fazendo boas largadas, Giovannini superou todos seus adversários para levar para casa o bicampeonato. “Essa prova é muito concorrida, é uma das mais importantes do Brasil, meu treino foi focado para ela e fico feliz em conquistar o bicampeonato. A prova foi bem disputada, larguei na frente, peguei a primeira colocação no começo da prova e mantive até o fim, foi bem emocionante e com certeza a realização de um sonho. Agradeço o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e a todos indaiatubanos que torceram por mim”, comenta Giovannini que é formado em engenharia mecânica e que divide seu tempo entre o trabalho e o esporte. Outro destaque para o atleta de Indaiatuba foi a vitória no ano passado na tradicional prova ‘Descida das Escadas de Santos’ que tirou o Brasil do jejum, pois desde 2009 que um brasileiro não era coroado nesta competição.
Em 2019, Giovannini já tem definidas as participações na Descida das Escadaria de Santos, e eventos no exterior. “Tudo depende do orçamento, mas vamos tentar estar no Pan-Americano da Argentina e no Mundial”, completou o piloto de 26 anos.
A Copa América de Downhill/4X é uma realização e organização da Globo e Yescom. O patrocínio é de Bradesco, Rexona, Motorola e Decolar.com. O apoio especial é de Ski Mountain Park e da Prefeitura de São Roque, com apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, Dois Cunhados, Minalba, Probiótica, Shimano, Bluecycle e Taquaplan. A supervisão técnica é da CBC e FPC.

Foto: Leo Shibuya/MBraga Comunicação