Anvisa libera medicação para tratar o tipo 2 da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratar pacientes com diabetes Mellitus tipo 2, que corresponde à maior parte dos casos. Segundo a Anvisa, o Soliqua, disponível em uma caneta aplicadora, é composto por uma combinação de duas moléculas na mesma formulação: a insulina glargina e a lixisenatida.
Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Alexandre Hohl, a diabetes tipo 2 é considerada uma pandemia, e os números aumentam cada vez mais. Ele diz ver com bons olhos a nova medicação:
A diabetes é multifatorial e não tem somente um medicamento para tratar (existem pelo menos oito mecanismos no corpo que fazem a glicose subir). Essa nova medicação tem duas substâncias associadas, e essa mistura consegue duas coisas importantes: baixar e controlar a glicose e ajudar na perda de peso.
Hoje, cerca de 85% dos pacientes com diabetes tipo 2 têm obesidade ou sobrepeso.
O remédio, para um mês de uso, deve custar aproximadamente R$ 400, valor que corresponde à soma dos dois remédios.
Alexandre Hohl lembra que a doença, que é a elevação da glicose no sangue, é silenciosa: “se o paciente não sente nada, e o médico prescreve vários remédios, a aderência é baixa. E ter dois medicamentos em apenas uma aplicação aumenta a aderência a longo prazo”.
A intenção com a nova medida é melhorar o controle glicêmico quando as medicações orais isoladas ou combinadas com insulina basal não atingem o objetivo proposto.