Anotamos cinco curiosidades do

Queijo de Cabra

Nos últimos anos, no Brasil, o consumo e a produção vêm aumentando

O queijo de cabra é muitas vezes o protagonista de grandes pratos na gastronomia. Com sabor bem marcante, já agrada diferentes paladares e tem feito parte do dia-a-dia de muitas famílias. O capril e queijaria Rancho Alegre destaca cinco curiosidades sobre essa variedade de queijo:

  • O queijo de cabra possui propriedades anti-inflamatórias. A bactéria Lactobacillus Rhamnosus presente na produção de queijo de leite de cabra auxilia no processo digestivo e controla inflamações intestinais, é o que mostra a pesquisa executada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Embrapa e publicada na revista Journal of Functional Foods.
  • É fonte de proteína. Além do sabor incrível, o queijo de cabra traz em sua composição carboidratos, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), magnésio, ferro (evita anemias), selênio, zinco e cobre (importante para a produção de glóbulos vermelhos) e nutrientes essenciais.
  • Aliado da dieta. Por possuir baixas calorias e muitas vitaminas é uma excelente opção para quem está de olho na balança, além de ser um bom amigo de diabéticos e pessoas com problemas cardiovasculares.
  • Menos lactose que um queijo de leite de vaca. Apesar de também possuir lactose, o queijo de cabra causa menos alergias que o produzido com leite de vaca, isso porque o leite de vaca tem uma proteína chamada “alfa s1 caseína” que é o responsável pela alergia. Já o leite de cabra tem essa proteína em menor quantidade, por isso o risco é menor.
  • Sistema Imunológico em dia .Nos últimos anos nos preocupamos cada vez mais com a imunidade. O queijo de cabra é fonte de antioxidantes e ajuda a reforçar o sistema imunológico.

Foto: Capril Rancho Alegre