Agentes realizam mutirão no Cecap

Equipes procuram criadouros e pessoas com sintomas

Indaiatuba registrou em 2016, 17 casos de dengue, 11 autóctones, seis importados residente e 107 aguardam resultado Foto: ELIANDRO FIGUEIRA SCS/PMI
Indaiatuba registrou em 2016, 17 casos de dengue, 11 autóctones, seis importados residente e 107 aguardam resultado
Foto: ELIANDRO FIGUEIRA SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, promove hoje, dia 12, das 8h30 às 12h, um mutirão contra a dengue no Cecap (Vila Brigadeiro Faria Lima). A ação visa retirar das residências e ruas do bairro, objetos que podem acumular água de chuvas e também orientar a população sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, a última doença é suspeita de provocar a microcefalia em bebês.
O assessor do programa de controle da dengue, Ulisses Bernardinetti, informou que a área escolhida foi delimitada, pois o local concentra 14 casos suspeitos da doença. Os agentes se encontrarão na UBS II, na Praça Vital Barnabé, s/nº, às 8h30 e percorrerão 21 quarteirões, 23 ruas e 1115 imóveis.
Ulisses explicou que ação terá o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e do coordenador da Defesa Civil, Paulo César Feijão. Trabalharão na ação 42 pessoas, entre agentes da dengue e agentes comunitários de saúde.
Também estará no mutirão, o fotógrafo da Prefeitura Eliandro Figueira, que é voluntário, e fará imagens aéreas da região com o seu drone. Figueira consegue visualizar com seu equipamento, locais de difícil acesso, como caixas destampadas, lajes com acúmulo de água e terrenos e quintais de casas com lixo.
Os fiscais do Departamento de Fiscalização percorrerão o bairro durante a semana, para fazer notificações dos terrenos com mato e lixo.
Indaiatuba registrou em 2016, 17 casos de dengue, 11 autóctones, seis importados residente e 107 aguardam resultado.
Jardim Califórnia

No sábado (5), as equipes trabalharam cinco quarteirões no Jardim Califórnia e retiraram meio caminhão de criadouros do mosquito (pneus, garrafas pet e embalagens), cerca de 40 sacos de cem litros. Durante a semana, a equipe da Semurb fez a retirada de móveis, objetos e galhos de poda de árvores que estavam na região.
O programa de controle desenvolve uma grande variedade de atividades educativas no município e todos os agentes trabalham uniformizados e com identificação.