Ações restringem visitas no Dia das Mães no Cemitérios

08 - Cemitério - foto Eliando Figueira RICPMI

Horário será reduzido e entrada controlada; orientação é evitar tumulto

Os cemitérios Parque dos Indaiás e da Candelária (Pedras e Taipas) terão horário de funcionamento reduzido no domingo, dia 10, quando se comemora o Dia das Mães. As visitas serão permitidas somente das 8h às 13h, com entrada controlada e o uso de máscaras será obrigatório. As medidas fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pelo município no período de quarentena para conter o avanço de contaminação do novo Coronavírus. Mesmo com as ações, a orientação é para que as pessoas não saiam de casa e evitem visitar os cemitérios na data.
Depois do feriado de Finados, o Dia das Mães e Dia dos Pais são as datas de maior movimento de visitantes nos cemitérios. Com a necessidade de isolamento social para o combate à Covid-19, este ano a Prefeitura decidiu restringir o horário de abertura e também controlar o fluxo de pessoas que circulam pelo local. Em anos anteriores, o número de visitantes nos cemitérios da Candelária e dos Indaiás no Dia das Mães foi de aproximadamente 4, 5 mil pessoas, por isso a decisão de ampliar os cuidados na data.
O secretário de Serviços e Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, informou que as ações serão tomadas em parceria com a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. “Nossa equipe e a equipe de fiscais da Vigilância Epidemiológica farão o controle nas portarias para exigir o uso de máscaras, medir a temperatura dos visitantes e orientar sobre a necessidade da higienização das mãos e da etiqueta respiratória, que é fundamental para evitar a propagação de doenças infecciosas”, explicou.
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito também estarão nas ruas próximas aos cemitérios para acompanhar o comportamento do trânsito, mas diante das orientações de isolamento social, a previsão é de que não sejam necessárias interdições de ruas.

Foto Eliando Figueira RIC/PMI