A solidão do ponto de vista feminino | Espetáculo teatral

10 - Teatro

‘Solidão… Cura’ será apresentado amanhã, dia 10, e domingo, online

Que as mulheres somam a maioria populacional do Brasil, todos sabem. O que muitos desconhecem (ou negligenciam) é a solidão que as comete. No amor, na maternidade, no mercado de trabalho… as mulheres são preteridas em diversas situações. Por isso, e na intenção de oferecer visibilidade, ouvi-las e acolhê-las, ‘Solidão… Cura’ pretende compreender e significar o sentimento pelo ponto de vista delas.

Baseado nos pensamentos de Schopenhauer – na obra ‘Aforismos sobre a sabedoria da vida’ – e sob o olhar de Clarice Lispector, o projeto vai abordar a essência deste sentimento que se reflete nas alegrias e rancores cotidianas de mulheres que experimentaram tais vivências a partir do estar só contrapondo-se à liberdade e leveza que a solitude pode servir. E para levar ao público uma riqueza mais diversa e plural dessa vivência, a performance baseia-se nos relatos reais de mulheres que cederam, de forma espontânea, suas experiências.

“A performance é ainda um convite para que elas mergulhem em si e no mundo deixando de lado as máscaras sociais, a fim de que a descoberta artística e poética atenuada por fragilidades mentais-emocionais-tecnológicas no que se refere ao compartilhamento das inquietações de modo virtual, permitam aflorar a resistência do ser a partir do fortalecimento de sua singularidade”, explica Gleice Severo, atriz responsável pelo projeto.

Com o intuito de transparecer e dar vazão às dores refletidas pela solidão, o espetáculo teatral coloca-se ainda como ponte reflexiva sobre os sentimentos que advém da solidão e que podem ser potencializados pela sobrecarga de informação sobre a pandemia. “Embora estar sozinho possa remeter a algo negativo, especialmente agora que muitas pessoas estão passando pelo isolamento sozinhas, alguns filósofos acreditam na solidão como parte fundamental da condição humana e de sua essência. É isso que queremos discutir e enaltecer com as espectadoras dessa troca”, pontua Severo.

Ao todo serão apresentadas seis sessões gratuitas e online, que poderão ser conferidas ao vivo pelo YouTube, no canal Hocus Pocus Produtora. As mulheres que desejarem trocar com o projeto, podem enviar os relatos pelas redes sociais oficiais do projeto (Facebook e Instagram). Estes serão utilizados em um processo futuro, no qual será produzido um vídeo acerca do tema.

‘Solidão… Cura’ é viabilizado pelo edital ProAC Expresso LAB nº. 36/2020 para produção e temporada de espetáculo de teatro com apresentação online. Ao final da sessão no dia 14 de abril será possível participar de um bate-papo no Meet com participação de Hosana Mariotti, atriz e diretora orientadora do projeto, para aprofundar e discutir o tema mais abertamente com o público.

Foto:  Pedro França