‘A nossa família protege e cuida’, 13ª Semana do Bebê começa Itupeva

Entre os dias 1 e 5 de agosto, diversas atividades estão programadas na cidade vizinha

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Por conta da pandemia de Covid-19, edições anteriores precisaram ser reformuladas. Agora, em 2022, as ações programadas pela Prefeitura de Itupeva, com intermédio das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, voltam a ser presenciais.

O principal objetivo da Semana do Bebê é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, um novo tema é escolhido. Desta vez o tema é ‘A nossa família protege e cuida’ e o lema escolhido é ‘proteger e cuidar’.

Entre os dias 1 e 5 de agosto, diversas atividades estão programadas nas Unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social e Unidades Escolares.

Confira:

Segunda-feira (1/8)

– 10h – USF Hortênsias: roda de conversa em Sala de Espera com a Pediatra

Terça-feira (2/8)

– USF Hortênsias: atividades lúdicas em Sala de Espera

– 8h30 – UBS Guacuri: palestra Desenvolvimento Psicomotor dos 0-36 meses. Atividade prática e Circuito de Estimulação

– 9h às 11h e das 13h às 15h – CRAS Parque das Hortênsias: jogo da memória gigante para incentivar o momento do brincar com as crianças e os responsáveis.

– 9h30 às 11h e das 13h30 às 14h30 – CRAS Monte Serrat: mini palestra com público em sala de espera na recepção com o tema “Recursos familiares para auxiliar o desenvolvimento na Primeira Infância”

Quarta-feira (3/8)

– 9h – USF Rio Pedras: oficina de Shantala

– 9h – USF Santa Fé: palestra na sala de espera sobre vacinas infantis

– 9h30 às 10h30 – CRAS Parque das Hortênsias  – “Contação de Histórias” com o tema família. O intuito da roda de conversa é trabalhar as diferentes configurações familiares e o resgate das suas potencialidades.

– 10h – USF Hortênsias: grupo de gestantes e aleitamento materno

– 13h30 – CRAS Monte Serrat: atividades lúdicas com material reciclável, evidenciando a utilização do que os cuidadores tem em casa que poderão ser replicados no ambiente familiar e confecção de garrafa sensorial

– 14h – CSIII: palestra sobre acidentes na Primeira Infância e cuidados preventivos

– 14h – UBS Chave: roda de conversa em Sala de Espera

– 14h – USF Vila São João: primeiros socorros e cuidados gerais


Quinta-feira (4/8)

– 9h às 11h e das 13h às 15h – CRAS Parque das Hortênsias: jogo da memória gigante para incentivar o momento do brincar com as crianças e os responsáveis.

– 9h30 às 11h e das 13h30 às 14h30 – CRAS Monte Serrat: mini palestra com público em sala de espera na recepção com o tema “Recursos familiares para auxiliar o desenvolvimento na Primeira Infância”

– 10h30 – USF Hortênsias: roda de conversa com a psicóloga em sala de espera.

– 13h – UBS Nova Era: atividades lúdicas com crianças e pais


Sexta-feira (5/8)

– 8h30 às 9h10 – Visita e interação da Caravana da Alegria com as brincadeiras e  atividades na UBS Santa Fé 

– 9h – USF Quilombo: roda de conversa sobre aleitamento materno e introdução alimentar

– 9h – USF Santa Fé: atividade em Sala de Espera

– 9h – UBS Medeiros: roda de conversa: sobre aleitamento materno

– 9h às 11h – CRAS Parque das Hortênsias: Trem Lúdico. A proposta dessa atividade é construir um grande trem (utilizando caixas de papelão e materiais diversos) contendo 3 (três) estações, as quais serão dispostas da seguinte forma: amamentação, estímulos e sensações e brinquedos e instrumentos musicais.

– 9h30 às 10h10 – Visita e interação da Caravana da Alegria com as brincadeiras e  atividades na creche São Roque da Chave das 9h30 às 10h10

– 10h30 às 11h10 – Visita e interação da Caravana da Alegria com as brincadeiras e  atividades no CRAS Parque das Hortênsias das 

– 10h – UBS Medeiros: Oficina de Shantala

– 11h – UBS Medeiros Brincadeiras para crianças menores de 6 anos

– Período da manhã e à tarde – USF Hortênsias: roda de conversa sobre amamentação em sala de espera. Exposição – Painel de fotos: mães amamentando, em alusão à Semana mundial do Aleitamento Materno.

– 13h30 às 15h – CRAS Monte Serrat: apresentação do vídeo “Começo da Vida” e técnicas de Shantala para mamãe e bebê

Como atividade fixa, durante toda a semana, o CRAS Parque das Hortênsias fará Atividade permanente durante toda a Semana do Bebê: ÁRVORE DO CUIDADO: será confeccionada uma árvore na entrada do CRAS contendo a seguinte pergunta: “O que é cuidar e proteger para você?” – Cada família que frequentar o equipamento durante a semana poderá contribuir com palavras que considerem formas de cuidado e proteção.