Cuidados ao comprar um veículo 0Km
Há quatro anos, o vendedor de automóveis Michel Santos intermediou a venda de um Golf 0Km para um amigo. “No dia seguinte, ele me chamou para ver o carro. Vi sinais de que o Volkswagen tinha sido batido”, relembra. Santos foi investigar o caso e descobriu que o hatch havia caído da cegonha. “Fizeram retoque até na coluna. Reclamei na concessionária e chegamos a um acordo.”
Em tese, carros novos devem ser vendidos intactos, mas basta conversar com alguns comerciantes para descobrir que nem sempre é isso que acontece. As colisões (pequenas ou não) são frequentes durante o transporte entre a fábrica e a concessionária. A maioria dos lojistas consultados confirma que esse tipo de caso é comum. Um deles, que pediu para não ser identificado, conta que um funcionário do setor de lavagem de uma autorizada Chevrolet onde ele trabalhou bateu um carro às vésperas da entrega. O veículo foi repintado e entregue como se nada tivesse acontecido.
Listamos dicas simples para evitar dores de cabeça:
• O interessado em comprar um carro zero-quilômetro não pode deixar de fazer um exame minucioso na lataria, antes de fechar negócio.
• Peça ao vendedor para ver o carro pessoalmente, em local claro – durante o dia.
• Desconfie de vestígios de tinta em vedações de portas e vidros, por exemplo.
• Guarnições e peças plásticas com respingos ou manchas grosseiras de limpeza podem denunciar que algum tipo de conserto foi feito.
• Veja se o tom, bem como a superfície da carroceria, são uniformes e sem manchas.
• Abra capô, bagageiro e as portas e confira o estado dos parafusos que fixam as peças umas às outras. Não deve haver sinal de reaperto. Caso contrário, pode ter havido desmonte de componentes.