Golf Variant enfrenta o Honda HR-V

Mesmo mais cara, perua desbanca líder, o jipe

A Perua tem aspectos modernos e eficientes, com faróis duplos de LEDs e rodas de liga leve aro 17 e conta com espaço bastante funcional Foto: divulgação
A Perua tem aspectos modernos e eficientes, com faróis duplos de LEDs e rodas de liga leve aro 17 e conta com espaço bastante funcional
Foto: divulgação

Sem o controle adequado, algumas espécies acabam sendo extintas quando seu predador é muito agressivo. É o caso, no Brasil, das peruas, que foram desaparecendo uma a uma por causa do poder de sedução dos utilitários-esportivos, maiores e mais capacitados para as adversidades. Mas, se em toda mitologia há o herói, aquele ser super-capacitado capaz de mudar o rumo das coisas, o da epopeia do mercado brasileiro é a Golf Variant, por R$ 95.940 na versão Highline, que desbancou o líder entre os jipes, o HR-V. Mesmo mais acessível (por R$ 90.700 na opção EXL CVT), o Honda não conseguiu segurar o ímpeto da Volkswagen.
Nos aspectos técnicos, a Golf Variant é melhor que o HR-V em quase todos os quesitos. A começar pelo desempenho do 1.4 TSi, um moderno motor turbo que gera 140cv. O ótimo torque é de 25,5 mkgf e o pico máximo é atingido já a 1.500 rpm, praticamente na marcha lenta. Também com 140 cv, o 1.8 do Honda tem a vantagem estratégica de ser flexível, mas peca na força inferior, de até 17,4 mkgf com etanol, e só acorda totalmente a 5 mil rotações por minuto, deixando para o Volkswagen um poder de arrancada maior.
Essa capacidade ainda é auxiliada pelo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que funciona de forma rápida sem deixar o giro cair muito. Já o HR-V usa um CVT que simula sete velocidades, mais voltado ao conforto que ao desempenho.
Prova disso está nos números divulgados pelas respectivas fabricantes. Mesmo pesando 81 quilos a mais, com 1.357 quilos, a Variant vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, enquanto o Honda atinge a mesma marca em 11 segundos.
Em alta velocidade, o HR-V, por ser mais alto, mostra uma flutuação de carroceria que a perua da Volks não tem – o que a deixa mais
confortável.