2° Auto de Natal o espetáculo será no dia 23, às 20h

Peça resgata as tradições artísticas de cordel

Indaiatuba irá receber pela segunda vez o grande espetáculo natalino ‘Cordel de Natal – Nascimento de Jesus Cristo’ que acontece no dia 23 de dezembro, a partir das 20 horas, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
O espetáculo ‘Cordel de Natal’ reúne Dança, Música, Teatro, Poesia Popular e o bom humor para contar o Nascimento do Menino Jesus. Adaptado para o formato de Cordel, o Auto de Natal é apresentado com rimas, repente e regionalismo nordestino. Nos entreatos, a incorporação de manifestações artísticas, como a dança, projeções audiovisuais em uma cenografia telúrica, que nos remete ao universo das feiras, das quermesses, dos engenhos. Tudo ao som de uma trilha que acompanha o trovador em sua saga pelos recantos da alma sertaneja. O espetáculo que já foi visto por mais de 15 mil pessoas em 2017 em três cidades diferentes é sucesso de crítica.
O espetáculo é realizado pela RGR CULTURAL, com direção de Chicó Ferreira e Marli Lopes e conta com grande elenco, além de artistas convidados. O texto é uma adaptação do Cordel ‘O Nascimento de Jesus’ do autor Euriano Sales.
Sobre a Literatura de Cordel – O Cordel se firmou como autêntica expressão do sertão nordestino a partir do século 19. Os folhetos com a típica xilogravura na capa vendidos nas feiras, mercados ou quermesses contavam (e até hoje contam) histórias fabulosas de reis e fadas, de assombrações, de bichos que falam, de façanhas de valentões, acontecimentos políticos e inumeráveis outros temas que a criatividade dos poetas populares viessem excitar.


Literatura de Cordel vira patrimônio cultural em 2018 e vive momento de efervescência – Reconhecimento do Iphan chega no momento em que a internet promove desafios entre cordelistas do Brasil e do exterior, difundindo mais ainda a cultura. Trazida pelos portugueses na segunda metade do século 19, a Literatura de Cordel narrativa poética popular com métricas e rimas perfeitas ou quase perfeitas, receberá quarta-feira o registro de Patrimônio Cultural do Brasil. O título, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atende a pedido de 85 poetas, feito em 2010, através da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), no Rio.
‘Natal Solidário’ – Solidariedade é uma palavra que tem tudo a ver com Natal. Se você concorda com isso e quer contribuir para que crianças sejam mais felizes neste fim de ano, saiba que no dia do espetáculo a produção irá receber Panetones, que serão doados para Os Vincentinos de Indaiatuba Instituição que atende centenas de famílias necessitadas com muitas crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essa é uma campanha com o apoio da Matriz Nossa Senhora da Candelária, Rádio Jornal de Indaiatuba, Grupo AWR® e Prefeitura Municipal.