Verão exige cuidados

Atenção para os pets de focinhos curtos

texto: por René Rodrigues Junior – veterinário da Magnus | foto: divulgação

Muito aguardado por grande parte das pessoas, o verão é a época mais quente do ano, ideal para uma viagem à praia e fins de semana na piscina. Mas, também é preciso tomar cuidado com os riscos apresentados pelo calor extremo, capaz de prejudicar adultos, crianças e… os animais de estimação. Isso mesmo, poucas pessoas se dão conta, mas os cães e gatos podem sofrer bastante no verão. E, para que isso não aconteça, é preciso que o dono esteja atento o tempo todo.
Um dos principais cuidados que se deve ter é com a pata do animal. Com temperaturas acima do que ele está acostumado, o asfalto ou a areia pode proporcionar queimaduras graves durante um passeio. Por isso, evite levá-lo para um passeio entre 9h e 16h, quando o calor é muito intenso. E, se o seu cão ou gato tiver focinho rosado, é preciso usar um filtro solar específico.
A hidratação é outro fator essencial nesta época do ano. Manter água fresca, fria e trocá-la regularmente durante o dia pode evitar que o animal fique desidratado. Além disso, caso o pet tenha o pelo muito grande, é bom realizar uma tosa para que ele se sinta mais fresco.
Se você possui um pet de focinho curto, como cães das raças Shih-Tzu, Pug ou Bulldog e gatos Persas, é importante ser ainda mais cuidadoso. Esses animais são mais suscetíveis à hipertermia e choque térmico, por isso, é fundamental que sejam hidratados com mais frequência que os outros bichos e que não sejam submetidos a tantos exercícios.
Durante o verão, também é preciso muito cuidado com pulgas e carrapatos, que adoram o clima quente e úmido para infestar o ambiente. Aqui, vale o alerta: caso já tenha encontrado algum desses parasitas no seu pet, não compre qualquer produto antes de buscar a orientação de um veterinário.
Por fim, vale sempre lembrar que deixar o animal sozinho no carro com os vidros fechados é absolutamente proibido, mesmo que seja apenas para uma ‘parada rápida’. A temperatura dentro do veículo pode subir até cinco graus em menos de 15 minutos e, consequentemente, levar o seu cão ou gato ao óbito.
Ao tomar as devidas precauções, o verão pode ser extremamente divertido para você e também o seu animal de estimação. Por isso, esteja sempre atento, não abuse do calor e aproveite cada momento com o seu amigo de quatro patas.