Velódromo recebe Estágio Internacional de Ciclismo

Capacitação trouxe técnicos de outros países

Da Redação | Crédito foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) escolheu o Velódromo de Indaiatuba para promover dois Estágios Internacionais de Ciclismo, como parte do Programa do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Para isso, o IOB trouxe os treinadores europeus Steve Michael McEwen e Jean-Jacque Henry. Os Estágios aconteceram de 11 a 20 de outubro.
Entre dias 11 e 15 aconteceu o Estágio de Ciclismo de Pista, ministrado pelo treinador britânico Steve McEwen, treinador da Seleção Holandesa de Ciclismo de Pista, que se destacou nos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando sua atleta Elis Ligtlee sagrou-se Campeã Olímpica no Keirin. Além disso, McEwen coleciona títulos mundiais e europeus.
De segunda-feira (16) até ontem (20) ocorreu o Estágio de Ciclismo Estrada com o treinador francês, Jean-Jacques Henry, que atua na Federação Internacional de Ciclismo (UCI), tendo desempenhado várias funções na organização, de treinador a diretor de Esportes. Além disso, Henry foi treinador da Seleção Francesa de Ciclismo Estrada por 10 anos.
O Programa de Estágio da ABT se caracteriza por uma prática pedagógica que visa oportunizar vivência e aprendizado de altíssimo nível técnico aos alunos-treinadores (estagiários). O Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, por ser um momento de imersão e convívio com treinadores em nível mundial na modalidade. Durante os cinco dias de Estágio, os alunos terão a oportunidade de obter suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento de suas competências, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva.