Utilitários perdem espaço no salão

O E-Pace deverá chegar ao mercado brasileiro no ano que vem
O E-Pace deverá chegar ao mercado brasileiro no ano que vem

Se no Salão de Frankfurt de 2015 os utilitários esportivos foram as principais atrações, na edição deste ano eles foram ofuscados pelos novos conceitos de mobilidade expostos nos vários pavilhões da Feira. Mas, entre os modelos ‘reais’, que estarão nas ruas nos próximos meses, eles ainda são maioria.
A Dacia mostrou uma nova geração do Duster. O modelo é vendido na Europa pela subsidiária romena da Renault e chegará ao mercado brasileiro em 2019. O Duster nacional, no entanto, terá algumas mudanças no visual ante o modelo europeu. Ainda dá tempo de a marca criar uma traseira diferente da do europeu, que lembra muito a do Jeep Renegade.
Da Volkswagen a estrela do evento é o T-Roc, utilitário compacto feito sobre a plataforma MQB – a mesma de modelos como Golf e o novo Polo, que será produzido no Brasil. Apesar de ser muito parecido com o hatch que será nacional, a marca informa que o T-Roc não tem ‘ligações diretas’ com o Polo.
O novo jipinho não deverá ser vendido no país. No mercado brasileiro a Volkswagen irá oferecer um modelo ligeiramente diferente, baseado no conceito T-Cross. A novidade será um pouco maior que o T-Roc mostrado em Frankfurt e ficará posicionada abaixo do Tiguan.
O modelo médio, aliás, será vendido no Brasil apenas em versões de sete lugares, chamada de Allspace, e aposentará a geração atual do Tiguan.
A Volkswagen continuará investindo fortemente no segmento de utilitários. No Brasil haverá quatro ou cinco opções dos mais variados tamanhos, incluindo o grandalhão Atlas, por ora feito nos EUA.
Da BMW, a novidade é a terceira geração do X3. O modelo chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2018 e poderá ser fabricado em Santa Catarina. A decisão ainda não foi tomada – é possível que a marca faça aqui o novo X2, que ainda não foi lançado.
A britânica Jaguar levou ao evento alemão o novo E-Pace, seu segundo utilitário esportivo. Menor que o F-Pace, o modelo aposta no visual arrojado, assim como seu ‘irmão’.
O E-Pace deverá chegar ao mercado brasileiro no ano que vem. No estande vizinho, da Land Rover, que pertence ao mesmo grupo, o destaque é o Discovery SVX. Preparado pela Divisão de Projetos Especiais da marca, tem capacidade fora de estrada ainda melhor que a do Discovery ‘de rua’.

Da BMW, a grande- novidade é a terceira geração do modelo X3
Da BMW, a grande- novidade é a terceira geração do modelo X3