Uso de maquiagem faz bem à beleza

Cosméticos funcionam como barreira que ajuda a prevenir doenças

Ao fazer o ritual de beleza diário que inclui o uso de maquiagem, muitas mulheres não imaginam que esses cosméticos podem ser aliados na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento. Os benefícios para a saúde de produtos antes destinados apenas ao embelezamento foi um dos assuntos discutidos no Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado no mês passado. A atuação como anteparo físico, protegendo a pele da radiação ultravioleta e de danos ambientais, é a principal vantagem.
Segundo o dermatologista Abdo Salomão Junior, em curto prazo as maquiagens ainda podem servir de hidratante e ter efeito farmacológico, quando contêm vitamina C ou agentes antiacneicos na fórmula. Mas, para fazer bem, os produtos precisam ser de boa procedência.
“A qualidade é tudo. Uma maquiagem de alto nível não provoca acne nem deixa os poros abertos e pele brilhosa. A ruim favorece uma série de problemas, como manchas, oleosidade e espinhas”, diz o médico.
Segundo a dermatologista Jeanne Herdy, cosméticos de má qualidade contêm substâncias inadequadas na composição, como chumbo.
“Deve-se sempre ter atenção também à data de validade, para evitar reações alérgicas”, orienta.
Apesar de o uso de maquiagem trazer benefícios à saúde, a regra de retirar todo o produto antes de dormir, com sabonetes e demaquilantes adequados ao tipo de pele, continua válida.
“Isso é importante para limpar os resíduos tóxicos, a própria oleosidade e a poluição. O cuidado melhora a qualidade da pele e afasta bactérias que podem causar lesões”, ressalta Jeanne Herdy.

20---Maquiagem