Topázio exibe ‘Bergman: 100 Anos’

Na terça-feira, dia 28, o Topázio Cinemas irá exibir o documentário Bergman: 100 Anos, da diretora Jane Magnusson e que aborda a vida do cineasta sueco Ingmar Bergman, que completaria 100 anos em 2018.
O documentário resgata a obra monumental do cineasta, autor de filmes como O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros e Sonata de Outono. O foco é o ano de 1957, quando Bergman lança dois longas, filma mais dois, dirige um telefilme e dirige quatro peças de teatro.
Conversando com atores, colaboradores, críticos e historiadores, a diretora Jane Magnusson traça o retrato de um homem obsessivo, instável, difícil de lidar, mas ao mesmo tempo um dos maiores artistas da história da Suécia e também o único diretor a receber a ‘Palma das Palmas’ no Festival de Cannes.
O longa ilumina alguns desvãos menos brilhantes do artista, como sua adesão de juventude ao nazismo, sua problemática relação com as mulheres, seu uso de uma autoridade conquistada através do seu prestígio internacional. Por sorte, Jane não esconde, mas também não chafurda nessas águas menos claras. Bergman era um gigante da nossa época, e isso nunca é esquecido.
O documentário também será exibido no sábado, 1º de setembro, em horário a ser divulgado.