Tempero para pele

Planta em evidência, cúrcuma é aliada da beleza

18---Beleza-1

Conhecida também como açafrão, açafrão-da-índia, turmérico, raiz-de-sol, açafroa e gengibre amarelo, a cúrcuma foi o centro de uma polêmica quando Bela Gil indicou o uso do tempero na limpeza dos dentes. A nutricionista e apresentadora do programa Bela Cozinha, do GNT, sofreu duras críticas nas redes sociais. No entanto, se os dentistas não aprovam o uso da planta como alternativa, na medicina ayurvédica é diferente: a cúrcuma é ingrediente de tratamentos estéticos.
“Os benefícios da cúrcuma sobre a pele são comprovados por estudos científicos e por mais de cinco mil anos de uso na Ayurveda. Sua principal substância, a curcumina, é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica, afirma Cláudio Perotto, especialista em terapia ayurvédica e acupuntura estética do Ayurveda Saúde, que ensina receitas caseiras para cada caso.
Condimento ou corante de cor amarela e brilhante muito usado na cozinha, a cúrcuma precisa ser manipulada com moderação, segundo a fisioterapeuta dermato-funcional e esteticista da Clínica Arthys, Marcelle Cunha: “usar de forma descontrolada pode causar alergias. Deve ser dado um tempo entre uma aplicação e outra. Quem tem irritações na pele ou alergia à cúrcuma deve evitar. E é preciso lembrar de lavar o rosto com sabonete apropriado antes da aplicação”.

 1 Anti-idade

Ingredientes: 2 colheres de chá de cúrcuma em pó;  3 colheres de sopa de argila verde; soro fisiológico. Preparo: Misture a cúrcuma e a argila verde com soro até formar um creme. Aplicação: Passe a pasta sobre a pele e deixe-a agir por 10 a 20 minutos. Retire-a com um algodão ou uma gaze molhada. Observações: Combinada à cúrcuma, a argila verde tem efeito lifting, ou seja, dá sensação de pele mais esticada. Além disso, por sua ação antioxidante, combate o envelhecimento precoce.

2 Hidratante

Ingredientes: 2 colheres de chá de cúrcuma em pó; 3 colheres de sopa de argila branca; soro fisiológico. Preparo: Misture a cúrcuma e a argila e, em seguida, hidrate-as com soro. Aplicação: Espalhe o creme sobre a pele e deixe-o agir por até 20 minutos. Ao fim, remova-o do rosto com água. Observações: Além de hidratar, a máscara com argila branca tem efeito clareador. Tenha cuidado ao passá-la nas olheiras, pois a cúrcuma pode provocar ardência quando colocada em contato com os olhos.

3 Esfoliante

Ingredientes: 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó; mel (o suficiente para formar uma pasta) ou aloe vera, conhecida como babosa, sem casca (o equivalente a dois cubos de gelo). Preparo: Misture o mel com a cúrcuma ou bata a aloe vera / babosa no liquidificador até ficar com aspecto de espuma e, em seguida, misture-a com o pó. Aplicação: Esfolie a pele e deixe a pasta agir por 15 minutos. Remova a máscara com água abundante sem esfregar com força. Observações: O creme ajuda a remover as células mortas e o excesso de queratina da pele.

4 Antiacne

Ingredientes: 4 colheres de sopa de cúrcuma em pó; 1 colher de noz-moscada em pó; 50ml de óleo de gergelim; 50ml de cera de abelha. Preparo: Misture os ingredientes até formar uma espécie de pomada. Aplicação: Espalhe a pasta no rosto formando uma máscara e deixe-a agir por 15 minutos. Remova-a com água. Observações: Podendo ser usada diariamente, a fórmula diminui a oleosidade causadora do brilho indesejado e responsável pelo surgimento de espinhas e cravos.

Dica do especialista

O benefício da cúrcuma acontece também de dentro para fora. Muito usado na culinária como condimento ou corante, a planta provoca efeitos estéticos fantásticos quando ingerida. É o que diz Cláudio Perotto, especialista em terapia ayurvédica e acupuntura estética do Ayurveda Saúde: “a ação rejuvenescedora é eficaz do interior do organismo até a superfície. Os efeitos nocivos do sol, da poluição e do estresse promovem o envelhecimento precoce da pele e a oxidação. A cúrcuma atua como antioxidante, ajudando a retardar isso. Ela ativa o sistema digestivo, retirando de lá o que não é benéfico para o corpo. Como consequência, as células da pele ficam mais brilhosas, com mais viço. As rugas também são um processo oxidativo, então, com seu uso, elas entram em um processo suave e gradativo de redução”. O especialista também destaca o efeito do tempero contra as espinhas: “como a cúrcuma é um pó fino, a mistura com um creme faz uma espécie de esfoliação. Durante a aplicação, o sangue vem para a pele, os poros se abrem e aumenta a capacidade de absorção da curcumina e de suas propriedades. Em uma cútis com acne, este processo oferece proteção anti-inflamatória, antialérgica, antibacteriana e antioxidante . O tecido agredido cicatriza.”