Tem início a 4ª Mostra de Artes Cênicas

No período de 3 a 31 de agosto a Secretaria Municipal de Cultura promove a 4ª Mostra de Artes Cênicas, cujo objetivo é incentivar o interesse da população pelas Artes e suas manifestações e a formação continuada em Artes Cênicas. Este ano, além da apresentação de grupos de teatros amadores, estudantis e companhias de produções teatrais formados e sediados em Indaiatuba, a ação contará ainda com Oficinas Artísticas e Encontros de Gestão Cultural, que serão ministrados pelo grupo de teatro ‘Os Geraldos’.
As aulas foram viabilizadas pelo ProAC ICMS (Programa Estadual de Apoio à Cultura) e vão acontecer no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) sempre aos fins de semana. São oferecidas 30 vagas para a Oficina de Teatro e 50 para os Encontros de Gestão Cultural, com inscrições até o dia 7 de agosto ou enquanto houver disponibilidade.
A secretária da pasta, Tânia Castanho, destaca que a proposta para este ano é a ampliação do evento. “Programamos para esta Mostra, que tem seu auge em agosto, dez peças, sendo sete integrantes da Mostra e três oriundas do grupo formado nas nossas Oficinas Culturais e o espetáculo ‘As Estrelas do Céu’, do Grupo os Geraldos. A parceria firmada com a D’Color Produções Culturais possibilitou-nos oferecer ainda as Oficinas Artísticas e Encontros de Gestão, ampliando a formação dos artistas locais que atuam na produção cultural”, enfatizou.

Curadoria
Durante a Mostra, as peças teatrais definidas como categoria I (grupos amadores) contarão com a curadoria do ator e diretor teatral, Roney Facchini, que em mais de 30 anos de carreira, já atuou em várias séries, novelas e programas de TV, além de filmes nacionais e produções teatrais. As peças que contarão com a intervenção do profissional são as seguintes: ‘A Proposta’ – Grupo Sléz, ‘O Livro Mágico’ – Grupo Fântaso – e ‘O Fantástico Mistério de Feiurinha’ – Grupo Teatral Valeu a Pena.

Formação
Nas Oficinas de Teatro os alunos entrarão em contato com jogos, exercícios de interpretação, improvisação, expressão corporal e vocal, noções da história do teatro, iluminação, sonoplastia, figurino e cenário, direção e dramaturgia. Já nos Encontros de Gestão Cultural serão compartilhados princípios e procedimentos que guiam a gestão e a produção cultural, com foco em Políticas Públicas Culturais, planejamento estratégico (desígnios gerais, objetivos, funções e atividades), metodologias de avaliação e organização administrativa (produção executiva, organização de eventos culturais, apoios e parcerias), comunicação (divulgação, assessoria de imprensa e registros) e elaboração de projetos culturais.
Em ambas as atividades, que integram o projeto Incubadora de Grupos Artísticos, serão divididas em três frentes de trabalho: formação de público; formação artística; e formação de gestores culturais. Poderão participar grupos artísticos (teatro, dança, música, artes plásticas), artistas independentes e ainda pessoas que tenham afinidade com o teatro.
As inscrições para as Oficinas de Teatro deverão ser feitas pelo link: encurtador.com.br/tCLV2. Já as inscrições para os Encontros de Gestão Cultural devem ser feitas nos seguintes links: Individual – encurtador.com.br/sFSY2 e Grupos – encurtador.com.br/lnV59.

• Agenda

• Amanhã, dia 3,
* Militão, Brozogó e o Diabo – Grupo Gandaiá, às 19h no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei)
* As Estrelas do Céu – Os Geraldos, às 20h no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei)

• Domingo, dia 4,
* Oficina – Ilimitados, às 16h30 no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
* Apresentação Improviso – Grupo Ilimitados, às 19h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sexta-feira, dia 9,
* A Bela e a Fera – Grupo das Oficinas da Secretaria de Cultura, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sábado, dia 10,
* Oficina Artística, das 9h às 13h
* Orientação em Gestão Cultural, das 13h às 19h
* Ponte Rio – São Paulo – Grupo Estrada, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Domingo, dia 11,
* Oficina Artística, das 9h às 13h
* Oficina Grupo Ilimitados, às 16h30
* Apresentação Improviso – Grupo de Improviso Ilimitados, às 19h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sexta-feira, dia 16,
* 3° P.U.M. O Circo dos Objetos Inúteis – Grupo Gandaiá, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sábado, dia 17,
* Oficina Artística, das 9h às 13h
* Orientação em Gestão Cultural das 13h às 19h
* Gestos de Equilíbrio – Grupo Fleuma, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Domingo, dia 18,
* O Fantástico Mistério de Feiurinha – Grupo Teatral Valeu a Pena. Curadoria após o espetáculo com Roney Facchini, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sexta-feira, dia 23,
* Muito Barulho Por Nada – Grupo das Oficinas da Secretaria de Cultura, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sábado, dia 24,
* Oficina Artística das 9h às 13h
* Orientação em Gestão Cultural das 13h às 19h
* A Proposta – Grupo Sléz. Curadoria após o espetáculo com Roney Facchini, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Domingo, dia 25,
* Oficina Artística das 9h às 13h
* Livro Mágico – Grupo Fântaso. Curadoria após o espetáculo com Roney Facchini, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sexta-feira, dia 30,
* O Auto da Compadecida – Grupo das Oficinas da Secretaria de Cultura, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

• Sábado, dia 31,
* Oficina Artística das 9h às 13h
* Orientação em Gestão Cultural das 13h às 19h
* Apresentação Improviso – Grupo de Improviso Ilimitados, às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)