SUS adiciona seis tipos de vacina

Ministério da Saúde anuncia mudança para diminuir circulação de doenças

Postos de Saúde de todo país já estão com o novo calendário texto:  Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação
Postos de Saúde de todo país já estão com o novo calendário
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação

O Ministério da Saúde anunciou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação de 2017. Neste ano, foi ampliado ao público-alvo seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A. As mudanças têm o objetivo de aumentar a proteção de crianças, ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população. Os Postos de Saúde de todo o país já estão com o novo calendário.
“Para ter impacto positivo da Saúde Pública, atingir o todo, tem que diminuir a circulação dos agentes causadores de doenças. Isso acontece com mais pessoas vacinadas. Essas mudanças, então, são bem-vindas” – opina a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações no Rio, Flávia Bravo.
Ela ressalta que a meningite, por exemplo, tem como principais transmissores os adolescentes. Incluir os jovens de 12 e 13 anos na vacinação colabora, então, para a menor transmissão entre eles mas, também, entre adultos.
“A ampliação reduz a doença não só nos pequenos, mas em toda a população. Ainda não é um conceito vigente de que vacina é para todas as idades. É importante entender a vacinação como forma de prevenção” – observa Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Em coletiva de imprensa, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, alertou para a necessidade de se considerar a vacinação como uma ação da família e não apenas das crianças.
“Idoso, gestante, jovem: têm calendário de vacinação específico para cada grupo. Ainda ocorrem mortes por doenças que podem ser prevenidas com vacinas disponíveis no SUS” – comenta Kfouri.
As mudanças aumentam ainda a possibilidade daquelas crianças que perderam o prazo ou não tiveram oportunidade de colocar a vacinação em dia.

10---Vacina